A Mask of Madness é um item que mudou bastante desde o patch 7.00, com essas mudanças ele vem aparecendo cada vez mais no cenário competitivo em diversos heróis, sendo assim resolvi escrever esse artigo para explorarmos todo o potencial desse item, descobrir suas vantagens e suas desvantagens, quando fazer e quando não fazer, quais heróis ela se encaixa melhor e também quando e como utilizá-la.

Conhecendo o item

Antes de tudo, vamos fazer uma breve análise sobre seus efeitos e como o item funciona.

“Assim que esta máscara é colocada, o seu portador torna-se numa força incontrolável e agressiva.”

Custo: 1975

Efeito passivo: Lifesteal

15% do dano causado pelos ataques do portador deste item é convertido em pontos de vida que o curam.

Habilidade ativa: Berserk

Concede 110 de rapidez de ataque e 17% de rapidez de movimento, mas reduz a tua armadura em 7 e te deixa silenciado. Dura 8 segundos.

Ganhos:

+ 20 Dano
+ 10 Rapidez de Ataque
Tempo de recarga: 22 segundos
Custo de mana: 25

Conceito e usabilidade

Em primeiro lugar, é preciso entender qual é o conceito do item, para poder tirar o devido proveito do mesmo. A sua funcionalidade é basicamente lhe prover uma grande quantidade de velocidade de ataque, porém é preciso ter em mente que esse benefício tem um custo, a maneira e quando você vai utilizá-la irá determinar o quanto esse custo vai sair caro.

A Mask of Madness é basicamente um item agressivo, por mais que existam situações em que você pode utilizar o seu bônus de velocidade de movimento para uma fuga, ela é essencialmente um item agressivo. Basicamente você vai querer utilizá-la em suas investidas, principalmente depois que você já utilizou todas as suas habilidades, uma vez que ela te deixa silenciado após o uso, mas vamos falar disso mais para frente.

Time building

Ela um item de early/mid game, sendo assim é preciso ficar atento no tempo que você irá comprá-la, pois no late game existem itens melhores para suprir suas necessidades. Tendo em mente que ela será um dos primeiros, senão o primeiro core item de seu herói, podemos estimar que você consiga adquirir o item com no máximo 20 minutos de game, esse é o limite que vamos estipular para comprá-la, não que você não possa comprar depois deste tempo, mas se você está passando por essa situação, certamente alguma coisa está errada, então vamos tomar como base um jogo onde tudo está dando certo.

É importante lembrar de não esquecer de fazer os itens básicos de atributo para o seu herói, não existe a necessidade de rushar a Madness, vá com calma, compre o seu kit básico, dessa forma você garante uma evolução sólida na partida.

Vantagens

Vamos ver quais são as vantagens que o item proporciona:

Explosão de dano físico: Graças ao grande aumento de velocidade de ataque o item proporciona, você é capaz de causar muito mais dano em um curto espaço de tempo, essa é uma vantagem que só tende a escalar conforme você vai compondo sua build com itens que aumentam o seu dano físico.

Agilidade no farm: A Madness é um item que custa apenas 25 de mana para ser utilizada, ela ajuda bastante no seu farm, então utilize sempre que puder, principalmente para farmar os campos da floresta e os ancestrais.

Regeneração de vida: Com 15% de roubo de vida, ela irá te ajudar se manter na lane e farmar na floresta sem precisar ficar se preocupando com potes de vida ou tangos.

Custo benefício: Ela é um item de custo benefício muito bom, é barata e fácil de se compor, lhe garante uma forma de aumentar o seu dano físico sem a necessidade de investir muito gold para isso.

Desvantagens

Chegou a hora das desvantagens, vamos conhecer quais são os problemas do item:

Vulnerabilidade: Quando ela é ativada, você tem sua armadura reduzida em 7 pontos, te deixando mais fraco contra ataques físicos, o que pode ser um problema dependendo dos heróis inimigos, pois você pode se tornar um alvo fácil com essa redução de armadura.

Silence: Esse é um problema que veio a atualização do patch 7.00, você precisa garantir que já utilizou as magias necessárias para a luta, do contrário você só poderá utilizá-las novamente depois que acabar o efeito do item (8 segundos), te deixando incapaz de se defender na maioria das situações.

Falta de status: Por mais que ela possua um bom custo benefício, uma de suas deficiências é a falta de status, são 1975 de ouro em um item que não fornece nenhum dos status disponíveis no jogo, nem vida, nem mana, nem armadura… absolutamente nada, por isso considero esse item como uma desvantagem do item.

Quando devo fazer a Mask of Madness?

Basicamente você deve fazer este item quando tiver um herói apropriado para explorar a velocidade de ataque dele, heróis que possuem habilidades passivas, que tem chances de ativar baseado no ataque físico são ótimos exemplos, dessa forma você ameniza a desvantagem do silence provocado pela máscara quando estiver ativada. Uma outra situação comum é quando você possui aliados com capacidade de buffar o seu herói, principalmente com dano, você amplia sua capacidade de dano por um custo bem baixo através da máscara, esses buffs podem ser provenientes de auras ou habilidades específicas que beneficiam um único herói. Por último deixo uma situação que este item se torna bem conveniente, porém ainda consiste para heróis apropriados, que iremos ver daqui a pouco. Essa última situação que eu gostaria de citar é basicamente quando você estiver na vantagem, naquela partida onde você se encontra bastante na frente do time inimigo, mas porque essa situação específica Rodolfo? Simples, nessa situação raramente o time inimigo estará em condições de virar para te focar, ignorando totalmente a desvantagem de redução de armadura que a máscara causa, pois no caso, o agressor na maioria das vezes será você, conseguindo tirar o máximo de proveito possível do item.

Quando não devo fazer a Mask of Madness?

Procure não fazer este item quando o time inimigo possuir heróis com grande capacidade de dano, onde você possa ser explodido quando a máscara estiver ativada por conta da redução de armadura. Outra situação que você deve evitar de fazer a Madness é quando o seu herói depende demais de suas habilidades, heróis com habilidades com baixo tempo de recarga ou que são muito dependentes delas são péssimos para adquirir este item, um exemplo bem claro é o Slark, onde ele utiliza o Pacto Sombrio e Bote muitas vezes na team fight, além de precisar utilizar a Dança das Sombras na hora certa, tornado a Mask of Madness um péssimo item para ele.

Reutilização

A Mask of Madness pode ser reutilizada sendo desmontada no mid/late game para compor outros itens caso seja necessário, é importante lembrar disso para utilizar o seu ouro de maneira inteligente e eficiente, ela pode ser desmontada para compor os seguintes itens.

Itens para reutilizar o Bastão (Quarterstaff):

Borboleta

Sabre ecoante

Orquídea malevolente

Itens para reutilizar a Máscara mórbida (Morbid Mask):

Oferenda de Vladmir

Satânico

 

Itens com sinergia:

Bracelete de Mordiggian

É capaz de negar a redução de armadura causada pela ativação da Madness e graças ao roubo de vida concedido da máscara, nega a perda de vida causada pelo bracelete, uma bela combinação.

Esmagador de crânios

A alta velocidade de ataque que a máscara concede tem grande sinergia com a chance de ativar o Bash do item, que é baseado em uma porcentagem a cada vez que você ataca o adversário, ou seja, quanto mais vezes você atacar, mais chances de ativar o Bash você terá.

Cota de lâminas

Irá protegê-lo de ser focado enquanto a Madness estiver ativada.

Lâmina difusora

A queima de mana concedida pela Lâmina difusora juntamente com a alta velocidade de ataque da Madness, resultam em uma poderosa combinação para acabar com a mana do adversário, excelente contra heróis de inteligência, que são totalmente dependentes de sua mana.

Espinho sangrento

Um item muito poderoso por si só, quando combinado com a Madness tem o seu potencial muito ampliada, pois quando ativada juntas, a quantidade de críticos que você irá deferir será muito alta, sem contar o roubo de vida que será bem alto também, além de silenciar o alvo, deixando ele impossibilitado de reagir com suas habilidades.

Bastão preto da realeza (BKB)

Irá protegê-lo de ser desabilitado por magias quando estiver no auge de sua investida com a máscara ativada.

 

Heróis recomendados

Faceless Void

Com sua combinação de Andar Temporal + Cronosfera, o Void pode ativar a máscara para causar muito mais dano, além de possuir a Tranca Temporal, sua terceira habilidade, que é passiva e fornece chance de atordoar o inimigo a cada ataque causado.

Luna

O Berserk combinado com as Glaives Lunares permite que a Luna cause muito dano a vários inimigos ao mesmo tempo.

A Benção Lunar concede mais dano a Luna, uma ótima combinação com a velocidade de ataque fornecida pela máscara, aumentando bastante o dano que ela é capaz de causar.

O silence causado pela máscara é insignificante contanto que você inicie a luta utilizando o Eclipse antes de ativá-la, depois disso o que lhe resta e causar dano físico, tornando a Madness um item muito poderoso para ela.

Sniper

A velocidade de ataque aumenta as chances de ativar o Atirar na Cabeça (Headshot), permitindo o Sniper causar mais dano por segundo enquanto mantém os seus inimigos distantes.

Sua alta capacidade de atacar a longas distâncias fornecida pelo Melhorar Mira, combinada com o Atirar na Cabeça e os Estilhaços, torna mais difícil para os inimigos se aproximarem dele, tornando a redução de armadura algo menos preocupante.

Sven

Após utilizar o Punho da Tempestade, Grito de Guerra e a Força Divina, Sven tem uma armadura muito alta e não precisa mais lançar magias, permitindo que ele mate os inimigos com facilidade com uma alta quantidade de ataque somado com a alta velocidade de ataque da Madness, uma das combinações mais poderosas com este item.

Ursa

A velocidade de ataque permite que a Ursa cause muito dano graças as Garras Furiosas que vão acumulando no inimigo, além de aumentar sua capacidade de farm.

A redução de dano fornecida pelo Enfurecer, juntamente com a alta quantidade de pontos de força da Ursa, ajudam ela a mitigar a redução de armadura causada pela ativação da máscara.

Wraith King

A velocidade de ataque e o roubo de vida fornecida pela máscara, quando somados com a Aura Vampírica, concedem uma sobrevida poderosa a ele.

A velocidade de ataque aumenta as chances de ativar o Golpe Mortal, fazendo com que ele cause grandes quantidades de dano com essa habilidade.

Além de tudo o Wraith King possui apenas uma habilidade ativa, contanto que ele a utilize antes de ativar a máscara, está tudo bem, pois suas outras três habilidades são passivas e a Reencarnação será ativada mesmo quando você estiver silenciado.

Troll Warlord

Quando a Ira do Furiosos estiver ativada, combinada com a velocidade de ataque da máscara, ele tem as chances aumentadas de ativar a pancada, causando dano extra e atordoando o inimigo.

A velocidade de ataque combinada com a sua habilidade Fervor, torna o Troll uma máquina de bater, fazendo com que o Fervor acumule com muita rapidez.

Vengeful Spirit

A Venge basicamente precisa utilizar duas habilidades para sua investida, a Onda Aterrorizante e o Míssil Mágico, depois disso sobra apenas dano físico para ela causar, uma vez que os inimigos estão com suas armaduras reduzidas graças a Onda Aterrorizante, a Venge é capaz de causar grandes quantidades de dano com a Madness, somado de sua Aura da Vingança, que lhe fornece um bônus de ataque, transformando essa em uma combinação muito boa.

Phantom Assassin

A Phantom Assassin é um herói extremamente agressivo, que causa somente dano físico, após utilizar a sua Adaga Sufocante para reduzir a velocidade de movimento do inimigo e deixá-lo vulnerável, ela utiliza o seu ataque fantasma que já aumenta sua velocidade de ataque por alguns segundos, nesse momento, quando a máscara é ativada, ela é capaz de causar uma quantidade de dano muito alta, além de aumentar as chances de ativar seu ultimate (Coup de Grace), deferindo um crítico capaz de causar altas quantias de dano no adversário. Não bastasse isso, ela possui sua habilidade passiva Ofuscada, que lhe garante chances de esquivar dos ataques inimigos, amenizando o problema da redução de armadura.

Conclusão

Podemos concluir que a Mask of Madness é um item muito poderoso, que lhe fornece um grande potencial de agressão, porém é preciso utilizá-la com sabedoria, pois você pode ser punido graças a redução de armadura e silence que ela causa. Agora que já sabemos quais itens fazer para ampliar o potencial do item e quais são os melhores heróis para utilizá-la, além de saber quando devemos e quando não devemos saber, basta prestar atenção em suas partidas e analisar se vale ou não a pena investir nesse item baseado em todo esse conhecimento.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos para que possamos alcançar mais pessoas e curta nossa página no Facebook para não perder os próximos.

Abraços e até a próxima!