Este é o primeiro guia de herói que escrevo aqui no site, antes de tudo, quero deixar claro como irá funcionar essa nova categoria de artigos. Não pretendo abordar valores específicos e talentos nesses artigos, pois como o Dota vem atualizando com frequência, é bem provável que o artigo fique desatualizado, minha intenção é abordar o conceito, mecânica, comportamento e funcionalidade do herói, coisas que não estão relacionadas a metagame, dessa forma consigo descrever o herói de maneira objetiva sem correr o risco de que alguma informação esteja desatualizada (mesmo que isso ainda seja possível por alguma futura atualização), uma vez que temos o site oficial do Dota 2, onde eles mantém esses tipos de dados que mudam toda hora atualizados, então é bem mais fácil e seguro buscar direto da fonte oficial.

1 - Introdução

2 - Conhecendo as habilidades do herói

     2.1 - Progressão das habilidades

3 - Prós e Contras

4 - Quando devo escolher o herói?

5 - Quando não devo escolher o herói?

6 - Itens

    6.1 - Build dano físico

    6.2 - Build dano mágico

7 - Comportamento e gameplay

     7.1 - Fase de rotas

     7.2 - Mid game

     7.3 - Late game

8 - Midlane matchups

9 - Conclusão

Introdução

O Shadow Fiend é um herói mid lane, semi carry, nuker e de grande potencial de farm. Diferente da maioria dos carrys/semi carrys que existem, ele possui bastante dano mágico, principalmente na fase de rotas, lhe garantindo um meio de farm muito poderoso. Ele acumula dano a cada criatura que mata, fornecendo uma grande quantidade de dano físico também, conseguindo zonear, dar last hits e denied com facilidade em seu adversário de lane, em contrapartida, é um herói sem mecanismos de defesa, logo, bom posicionamento, noção de mapa e bom senso, são fundamentais para conseguir bons resultados com ele, que é um heroí fácil de aprender, porém difícil de dominar.

Conhecendo as habilidades do herói

Ruína das sombras

O Shadow Fiend arrasa uma área diretamente na sua frente, causando dano a todas as unidades inimigas na área.

Importante:

1 - As três magias da Ruína das sombras estão sempre no mesmo nível, quando uma é evoluída, todas as outras evoluem junto.

2 - Ruína das sombras (Curta) atinge uma área de 250 em sua volta, com alcance de 200 de distância. Isso significa que ela pode atingir unidades com até 50 de distância atrás do Shadow Fiend e 450 a sua frente.

3 - Ruína das sombras (Média) atinge uma área de 250 em sua volta, com alcance de 450 de distância. Isso significa que ela pode atingir unidades entre 200 e 700 a frente do Shadow Fiend.

4 - Ruína das sombras (Longa) atinge uma área de 250 em sua volta, com alcance de 700 de distância. Isso significa que ela pode atingir unidades entre 450 e 950 a frente do Shadow Fiend.

Entendendo a área de alcance:

Sua primeira Ruína (Curta) pode atingir unidades a 50 de distância atrás do Shadow Fiend e até 450 a sua frente.

O alcance máximo é a área de efeito da sua Ruína curta e média, o que significa que qualquer unidade inimiga que estiver nessa área do alcance máximo da Ruína curta, pode ser atingida pela Ruína média.

Esta deve ser a Ruína menos utilizada, uma vez que é muito arriscado ter de chegar tão perto dos inimigos para utilizá-la, principalmente nas team fights, ela deve ser utilizada caso o inimigo se aproxime de você, ou através de algum item que forneça uma boa iniciação, como a adaga da translocação ou a lâmina das sombras.

Esta é sua Ruína média, você usará muito ela, uma vez que ela possui quase o mesmo alcance que seu ataque básico (500), esta Ruína pode atingir unidades entre 200 e 700 de distância a frente do Shadow Fiend.

Unidades que estejam na Linha 1, podem ser atingidas pelas Ruínas de curta e média distância.

Unidades que estejam na Linha 2, podem ser atingidas pelas Ruínas de média e longa distância.

Mantenha a Linha 2 em sua mente, uma vez que as unidades inimigas que se encontram nessa distância podem ser atingidas pelas Ruínas de média e longa distância, permitindo que você limpe uma onda de creeps ao mesmo tempo que consegue causar danos aos inimigos. Para facilitar, você pode utilizar a distância do seu ataque básico como parâmetro, pois tudo que está no alcance do ataque básico pode ser atingido pelas Ruínas de média e longa distância.

Esta é a Ruína a longa distância, ela pode atingir unidades entre 450 e 950 de distância a frente do Shadow Fiend.

Como podemos ver, ela atinge unidades de bem longe, o que oferece alguns benefícios como:

1 - “Nukar” os adversários de uma distância segura.

2 - Causar dano aos adversários que você não pode perseguir.

3 - Realizar acúmulos (stacks) na floresta.

Todos essas três Ruínas têm uma distância fixa, o que significa que você precisa se posicionar muito bem para apontar e acertá-las efetivamente. E uma vez que você tem três Ruínas tempos de recarga independentes, atingir os inimigos com as três irá causar um dano mágico maciço na fase de rotas (na maioria das vezes, você conseguirá usar duas Ruínas, a média e distante). Dominar como utilizar essa habilidade é dominar 70% do herói na minha opinião, que vai intimidar os jogadores que são novos para este herói, mas com a prática, você vai perceber que seus esforços estão dando resultados.

Necromaestria

O Shadow Fiend rouba a alma das unidades que mata, podendo causar dano adicional. Se a unidade morta for um herói, ele recebe 12 almas. Ao morrer, ele liberta metade delas do seu cativeiro. Aprimorável pelo Cetro de Aghanim.

Importante:

1 - Pode obter almas de cada unidade, incluindo wards e aliados, menos edifícios.

2 - Apesar dos efeitos visuais, Shadow Fiend ganha instantaneamente a alma, aumentando o seu dano baseado na criatura que foi morta.

3 - O número de almas atuais é visível na barra de status (muito útil para que você possa saber quantas almas você possui).

4 - Se o Shadow Fiend tiver um número ímpar de almas após sua morte, o número de almas perdidas é arredondado para baixo. Isso significa que ele nunca pode perder todas as suas almas.

5 - A quantidade máxima possível de almas com cada nível de Necromastery fornece um dano adicional de 36/48/60/72 (pode ser melhorado pelo cetro de Aghanim  44/60/76/92).

6 - Ao morrer enquanto possui a Aegis do Imortal, nenhuma alma será perdida.

7 - As almas extras do Cetro de Aghanim afetam o número de linhas criadas pelo seu ultimate (vamos discutir isso mais tarde).

Essa habilidade torna o Shadow Fiend muito forte mesmo com poucos níveis, fornecendo dano físico a cada vez que você matar alguma criatura (isso se aplica para as negações também). Uma vez que você possui um número razoável de almas, você poderá finalizar e negar praticamente todas as creeps, obtendo muita vantagem sobre o seu adversário de lane. O ponto fraco é que cada vez que você morrer, irá liberar a metade das almas que você capturou, fazendo com que você perca o dano fornecido por elas e te obrigando a gastar tempo para juntar almas novamente, porém graças às Ruínas das Sombras isso se torna uma tarefa fácil.

Presença do Lorde das Trevas

A presença do Shadow Fiend reduz a armadura de inimigos próximos.

Importante:

1 - O debuff de redução de armadura permanece por 0.5 segundos depois de sair do alcance.

2 -  Não tem efeito sobre inimigos que não têm visão de Shadow Fiend (embora ainda mostre um ícone de debuff sobre eles).

3 - Acumula com outras auras de redução de armadura e itens como Couraça de Combate e Desoladora.

4 - Pode ser desativada pela Lâmina de Prata ou Expurgo Demoníaco (Shadow Demon).

Uma habilidade simples, porém muito útil, ela permite que o Shadow Fiend uma quantidade de dano físico considerável mesmo sem muitos itens. Muito útil especialmente para equipes focadas em redução de armadura (Less Armor).

Réquiem das Almas

Reúne as suas almas capturadas para libertá-las como linhas de energia demoníaca. Unidades próximas no momento da libertação podem sofrer dano de várias linhas de energia. Também reduzirá as velocidades de movimento e ataque de unidades que sofrerem dano proveniente da habilidade. Linhas de energia são criadas por cada 2 almas capturadas por Necromaestria. Réquiem das Almas é automaticamente lançada ao morrer, independente do tempo de intervalo entre usos. Aprimorável pelo Cetro de Aghanim.

Finalmente vamos falar do ultimate do Shadow Fiend, o Réquiem das Almas é um dos melhores ultimates do jogo. Depois de uma canalização de 1.67 segundos, o Shadow Fiend libera todas as almas que ele reuniu em formas de linhas, para cada duas almas que ele tem ( quantidade de almas / 2 = quantidade de linhas ), que causa dano a todos que são atingidos por essas linhas e reduz a velocidade de movimento e o dano dos adversários, então mesmo que não cause uma grande quantidade de dano, ainda vale muito a pena utilizá-la pela redução de dano que é muito boa. Apesar dos efeitos, as linhas começam a partir do centro do Shadow Fiend, isso significa que, se hipoteticamente o Shadow Fiend estivesse dentro do corpo de alguém, ele seria atingido por todas as linhas de almas, por isso alguns itens de posicionamento são feitos para ele, como o Cetro Divino de Eul, Lâmina das sombras e Adaga de translocação, pois quanto mais perto o adversário estiver do Shadow Fiend, mais dano ele tomará.

Você pode utilizar essa poderosa habilidade para conseguir pickoffs individuais, mas no late game, você deve guardá-la para as team fights, já que a redução de dano é muito boa. Mesmo que você seja capaz de explodir um único adversário na luta, recomendo que você utilize essa habilidade de forma que todos os adversários seja atingidos pelas almas, para causar a redução de movimento e principalmente a de dano.

Abaixo podemos ver como a habilidade funciona de outro ângulo:

Como você pode ver no modelo acima, quanto mais próximo do Shadow Fiend, mais linhas de almas irão atingir você, o que significa que você receberá mais dano.

Os itens a seguir são excelentes para conseguir utilizar essa habilidade com mais eficiência:

Lâmina das sombras

Com ela você consegue chegar ao seu adversário sem que ele perceba, a não ser que ele tenha alguma detecção a invisibilidade, como uma sentinela reveladora ou uma gema. Uma vez que você consegue se aproximar sem ser notado, basta encontrar o momento certo em que o adversário fique parado por 2 segundos, na maioria das vezes é o momento em que ele está farmando, nessa hora você pode utilizar o Réquiem das Almas e causar o dano máximo possível nele, é bem provável que o adversário morra imediatamente devido a grande quantidade de dano que a habilidade causa, mas se por sorte ele sobreviver, será muito fácil finalizá-lo, pois é certeza que ele ficará com poucos pontos de vida.

Cetro Divino de Eul

Este item garante que o adversário fique imobilizado para você utilizar o Réquiem das Almas com mais liberdade, onde dificilmente ele conseguirá se esquivar (a menos que ele utilize uma BKB ou outro Cetro Divino de Eul logo em seguida), fazendo com que ele seja atingido por todas as linhas de almas e tomando o dano máximo dessa habilidade, é bem provável que ele tome um instakill (morra imediatamente). Este item funciona melhor com a Adaga de translocação, garantindo que você chegue perto dos adversários, para em seguida utilizar o cetro.

Progressão das habilidades

Prós e Contras

Prós

Alta capacidade de farm.

Ganho de dano a cada abate (kill).

Aura de redução de armadura.

Consegue causar bastante dano físico e mágico.

Seu ultimate é muito bom, além de ser capaz de explodir um único adversário, reduz o dano dos adversários.

É um herói versátil, consegue ser um carry ou um herói de utilidade.

Contras

Não é um herói recomendado para iniciantes.

Não possui mecânicas de defesa.

Possui pouca vida e armadura no início do jogo.

Perde dano a cada vez que morre.

Quando devo escolher o herói?

Quando sua equipe precisa de um mid lane ganancioso, que seja focado em farm, sendo capaz de se tornar um carry poderoso no mid/late game.

Quando sua equipe estiver apostando em teamfights, ele é capaz de causar bastante dano além de conseguir reduzir o dano dos adversários com sua ultimate.

Quando sua equipe possui bastante heróis de rotação, ele consegue dominar a lane de maneira severa quando está na vantagem, além de conseguir matar os adversários com facilidade.

Quando não devo escolher o herói?

Quando a equipe adversária tem um alto poder rotação.

Quando sua equipe não possui bons heróis de defesa, para ajudá-lo nos ganks e team fights, pois você será muito focado.

Quando você não possui um bom posicionamento.

Quando sua equipe já possui heróis gananciosos, que precisam de muito farm.

Itens

O Shadow Fiend é um herói bem versátil, ele consegue se adaptar para ser tanto um semi carry quanto um herói de utilidade com dano mágico.

Build dano físico

Dédalo

No late game com sua alta quantidade de dano, ele consegue alcançar críticos muito fortes.

Borboleta

Te fornece muita velocidade de ataque além de um mecanismo de defesa contra dano físico graças a sua evasão.

Bastão preto da realeza (BKB)

Fornece imunidade mágica, te possibilitando lutar livremente nas team fights.

Couraça de Combate

Um excelente item, fornece armadura e reduz dos adversários, além de ser bom para derrubar estruturas.

Desoladora

Um item um pouco situacional, mas muito poderoso para causar dano, além da redução de armadura, juntamente com sua aura, consegue deixar os adversários muito vulneráveis contra dano físico.

Satânico

Garante uma sobrevida muito poderosa, principalmente no late game, quando seu dano é bem alto.

Bastão do rei macaco (MKB)

Um item situacional, basicamente para se usar contra heróis que possuem muita evasão.

Olho de Skadi

Garante uma boa sobrevida além de reduzir bastante a velocidade de movimento dos adversários, conseguindo “controlá-los” através de seu ataque físico.

Machado ilusório

Fornece uma boa quantia de status, velocidade de movimento e ataque, além de ser muito útil para se esquivar de algumas habilidades. Este item escala bastante ao longo da partida, quanto mais dano você possui, mais poderosa suas ilusões se tornar, muito bom para levar torres também.

Build dano mágico

Cetro de Aghanim

Faz com que seu ultimate tenha uma performance muito melhor gerando uma instância de volta da habilidade, causando dano novamente e recuperando sua vida baseado no dano causado, além de aumentar a quantidade máxima de almas que podem ser capturadas pela Necromaestria.

Orbe Restaurador

Permite que você utilize novamente todas as suas habilidade e itens, possibilitando que você cause muito dano mágico, excelente para as team fights.

Cetro Divino de Eul

Serve de setup para iniciar os adversários e acertar um ultimate com o dano máximo, além de servir como um bom mecanismo de defesa.

Adaga de translocação

Essa build de dano mágico exige bastante movimentação, por isso é um ótimo item para te garantir um bom posicionamento, seja para iniciar os adversários ou para usar como mecanismo de fuga.

Lâmina Etérea

Muito boa para ampliar o dano mágico causado, serve tanto para combar com o ultimate quanto com as ruínas.

Comportamento e gameplay

Fase de rotas

Basicamente o que você precisa fazer é farmar sem morrer, o Shadow Fiend não é um bom ganker, porém possui uma capacidade de farm insana. Procure intercalar o seu farm entre lane e floresta, com suas ruínas você consegue avançar a lane de maneira rápida e segura, dando tempo de farmar as criaturas neutras na floresta. Tente ao máximo fazer acúmulos na floresta, ou peça para os seus suportes, o Shadow Fiend consegue farmar acúmulos com facilidade, garantindo muita experiência e ouro em pouco tempo.

Se você seguir essa estratégia, dificilmente irá morrer, sua lane estará sempre avançada, pois você só aparece nela para farmar a onda de creeps e já corre para farmar as criaturas neutras na floresta, aparecendo pouco no mapa e ficando pouco exposto para um gank. Não esqueça de prestar atenção na rotação dos suportes adversários, fique sempre atento se eles estão na lane, caso eles não estejam, procure recuar, pois eles podem ter rotacionado e você é um alvo fácil no início da partida.

Fique atento às runas, graças a sua alta quantidade de dano mágico proporcionado pelas ruínas, o Shadow Fiend é capaz de matar o seus adversários com facilidade, por isso procure controlar as runas para garantir essas kills, não se esqueça também você não possui mecanismo de defesa, logo, se o seu adversário controlar as runas, ele terá oportunidade de te matar com a mesma facilidade.

Por fim, tenha em mente contra o herói que você está jogando, caso ele seja um ganker, você que ele irá acabar rotacionando, nessa hora você deve pressionar ao máximo a lane do mid, com suas ruínas você é capaz de limpar a onda de creeps rapidamente, conseguindo causar muito dano na torre do mid adversário, sendo capaz até de destruí-la em só push dependendo do seu level e itens, por isso preste bastante atenção nessas rotações, para avisar os seus companheiros de equipe e também conseguir destruir a torre do mid adversário.

Mid game

Se você teve um boa fase de rotas, nessa etapa da partida você estará muito forte, sendo um herói capaz de “dominar a partida”, devido a sua vantagem de farm comparado aos seus adversários, porém sua fragilidade não deixa de existir, continue mantendo o cuidado no posicionamento e procure não ficar exposto.

É importante frisar que você mantenha a vantagem de farm, porém não fique preso farmando na floresta, você é muito mais eficiente empurrando as lanes (split push), graças as ruínas é muito fácil limpar as ondas de creeps, avançando a lane rapidamente, garantindo um grande poder de push, além de possuir bastante dano físico, conseguindo causar bastante danos nas torres. Tendo isso em mente, procure alternar o seu farm entre lane e floresta, mas sempre focando nas lanes, assim que você perceber a movimentação dos adversários para defender a torre, recue e farm na floresta, ou então rotacione para outra lane.

Como você deve gastar o seu tempo no mid game?

80% - farmando

20% - realizando pickoffs / team fights

Como eu disse anteriormente, o herói possui uma capacidade de farm absurda, por isso deve-se aproveitar o máximo dessa mecânica, pois ele não é um Hard carry para o late game, apesar de ser muito forte, não bate de frente com muitos heróis, logo, obter um bom farm e estar na frente dos adversários é muito importante para conseguir reparar essa desvantagem no late game. Procure não fazer team fights que não sejam favoráveis a sua equipe.

Entrando nas team fights

Se juntar a sua equipe para entrar em team fights de Shadow Fiend requer um bom julgamento, tempo e paciência, já que os erros mais simples podem levar à sua morte.

Procure levar em consideração os seguintes itens para decidir se deve ou não entrar em uma luta:

1 - Tente analisar se é possível vencer a luta, caso não seja possível volte ao farm e empurre as lanes.

2 - Caso seja possível vencer, esconda-se da visão dos inimigos e espere o iniciador do seu time começar a luta, ou espere a equipe inimiga iniciar a luta, mas sempre procure entrar depois que a luta começou, você nunca deve ficar exposto, evitando de ser iniciado e explodido sem chances de defesa.

3 - Procure um alvo fácil, adversários com poucos pontos de vida ou então vá direto aos suportes, que são fáceis de matar devido a grande quantidade de dano o Shadow Fiend possui (não esqueça de utilizar seu ultimate para diminuir o dano dos adversários).

4 - Por fim, não esqueça também de analisar se você é se você possui recompra e itens necessários para a luta, como uma BKB, além ter em mente qual é o nível de dependência da sua equipe com relação a você, muitas vezes as equipes optam por escolher um semi carry na posição 1, tornando o Shadow Fiend a sua principal fonte de dano físico, sendo assim você deve repriorizar suas necessidades, talvez morrer tenha um impacto muito maior para você nessa situação e o farm seja ainda mais importante.

Late game

Durante esta etapa você deve ser extremamente cuidadoso, já que a maioria dos carrys podem te solar no late game. Procure utilizar seu ultimate para atingir o máximo de inimigos possíveis nas lutas, causando um debuff e diminuindo a velocidade de movimento e principalmente o dano deles. Suas ruínas já não são mais tão úteis nessa etapa, já que seus ataques físicos causam mais danos que essas magias. Procure utilizar as dicas que acabei de citar sobre lutas para o mid game, elas são válidas aqui também. Você definitivamente passará mais tempo farmando e empurrando as lanes do que lutando de fato, procure abusar do split push, porém seja mais presente nas lutas nessa etapa da partida, uma vez que você possui bastante itens, te garantindo uma boa sobrevida, além de seu ultimate fazer muita diferença nas lutas.

Midlane matchups

Para finalizar esse guia do herói, gostaria de citar sobre as matchups que existem no mid, explicar quais você tem vantagem ou desvantagem e dar algumas dicas de como se comportar contra cada herói.

Alchemist

Você consegue vencê-lo facilmente se souber se impor na lane de maneira correta, ele possui pouca armadura, além de ser um herói corpo a corpo. Basta provar que você está no controle, nukando ele com seus ataques e suas ruínas, sendo totalmente capaz de matá-lo caso ele vacilar. Procure não ficar dentro Spray Ácido, até que você tenha níveis suficientes para isso e NUNCA TROQUE ATAQUES DENTRO DO SPRAY ÁCIDO. Procure ser mais ativo, empurrando a lane e mantendo ele pressionado, impedindo que ele consiga pegar as runas. Tente adiar os itens dele o máximo possível, negando suas as creeps de maneira massiva, ainda se for possível também, tente roubar os stacks dele na floresta, mas tome cuidado para não ser punido. Evite lutar quando ele estiver com seu ultimate ativado, é muito difícil de matá-lo nesse momento, porém explore ao máximo o domínio da lane quando ele estiver sem essa habilidade, pois ele é bem fraco sem seu ultimate.

Storm Spirit

Ele pode ser fraco no início do jogo, mas assim que ele adquire seus itens, você sentirá como é difícil de lidar com ele. No início do jogo, você pode zonea-lo com facilidade, devido a sua vantagem de alcance de ataque, apenas tome cuidado para não ficar tomando dano da Sobrecarga, pois ela causa muito dano no começo do jogo. Você pode ganhar a lane e matar ele, mas assim que ele chegar ao level 6, ele pode matá-lo com facilidade.

Como lidar com ele?

Apenas respeite o poder do herói quando ele possui mana, pois ele é capaz de matá-lo com muita facilidade. Ele é um herói que possui uma bola de neve muito poderosa, por isso evite de morrer para ele, procure não andar sozinho, ou ficar exposto, pois ele é extremamente oportunista, está sempre esperando um vacilo para conseguir um pickoff.

Windranger

Ela é muito boa no mid, possui um dano decente, uma velocidade de projétil muito boa e um alcance de ataque de 600, então espere uma lane difícil. Ela possui um nuke bom também, mas você ainda pode empurrar a lane melhor que ela, mas evite de ser atingido pelo Disparo Poderoso (Powershot), uma vez que ele vai causar muito dano a você, tome muito cuidado também com as Amarras, pois ela pode abusar dessas habilidade para controlá-lo e lhe causar muito dano, além de ser capaz de te dar um dive através Correr nos Ventos (Windrun), ficando com 100% de evasão.

Como lidar com ela?

Procure dar muito harass nela caso tenha uma quantidade de almas decente, pois ela tem uma armadura muito baixa. Tenha muito cuidado no mid game, pois diferente de você, ela consegue fazer grandes estragos sem muito farm, com poucos itens ela é capaz solar os outros com facilidade, usando as Amarras e os Disparos Concentrados.

Templar Assassin

Sem dúvidas uma das piores matchups que você irá encontrar, ele é muito consistente e você não possuir recursos para lidar com a Refração, ainda ela consegue dar last hit e denar as creeps e causar dano em você ao mesmo tempo, graças às Lâminas Psíquicas. A partir do level 6, ela adquire o recurso necessário para te solar, com duas Armadilhas na lane, você será facilmente controlado e perseguido por ela, além de ter dificuldades de contestar a runa, pois você pode acabar morrendo por conta das Armadilhas.

Como lidar com ela?

O melhor dos mundos é os seus suportes rotacionarem para te ajudar a matá-la, mas caso isso não aconteça, procure aproveitar ao máximo a curta distância de ataque que ela possui, é quase um herói corpo a corpo, dessa forma você consegue retirar a Refração, para assim conseguir causar dano de fato com as Ruínas. Procure não ficar na linha das Lâminas Psíquicas, elas causam muito dano e podem prejudicar sua estadia na lane, peça também para que um de seus suportes coloque uma sentinela reveladora na lane, assim você será capaz de quebrar as Armadilhas e terá visão caso ela utilize o Mesclar. Por fim, respeite a limitação do seu herói e tenha em mente que ela estará sempre pronta para abusar da vantagem natural que ela possui, procure jogar de maneira segura e sem se expor, trabalhando sempre em um bom posicionamento.

Queen of Pain

Uma matchup difícil também, porém não invencível, ela tem um grande potencial de nuke nos primeiros níveis, sendo capaz de te zonear e matá-lo com facilidade. O Golpe Sombrio é principal problema nesse começo de jogo, pois além de reduzir sua velocidade de movimento, causa muito dano, por isso procure levar regeneração de vida extra contra ela. A partir do level 6 ela tem quase que uma morte garantida em você se ela tiver o combo todo disponível, por isso é preciso ficar atento no posicionamento.

Como lidar com ela?

Evite de ficar com menos da metade da vida lane, ela pode iniciá-lo facilmente com o Translocar. Após você possuir uma quantidade razoável de almas, já da para trocar alguns hits com ela, uma vez que ela possui pouca armadura. Procure também sempre manter distância dela, limpando rapidamente a lane com as Ruínas, é importante também deixá-la com uma quantidade de vida razoável, utilizando as Ruínas tanto para farmar, quanto para tirar vida dela, assim quando ela usar o Translocar, você possa matá-la com mais duas Ruínas (procure sempre gastar a de longo alcance nela).

Puck

Uma matchup equilibrada e que dependerá da habilidade de cada jogador, ela possui uma boa capacidade de matar na fase de rotas, se aproximando do adversário através do Orbe Ilusório e deixando ele silenciado com a Fenda Minguante. Trocar hits com ela é um pouco complicado, pois ela sempre dará um hit e quando for receber o seu, usará a Troca de fases para mitigar o dano, porém quando você conseguir acertar, está na vantagem, pois ela possui pouca vida e armadura, da para causar baste dano físico. Ela possui recursos para limpar a onda de creeps rápido igual a você, logo, é importante ficar atendo no controle de runa, pois ela também usará a mesma estratégia para limpar as creeps e partir rapidamente pegar essa runa.

Como lidar com ela?

O Orbe Ilusório é muito fácil de desviar, basta andar para o lado, ela pode se esquivar de suas Ruínas com a Troca de fases, porém é possível dificultar isso “ameaçando” utilizar  a habilidade, ou seja, cancelar antes da animação ser concluída, dessa forma você consegue confundir o adversário e fazer com que ele gaste uma habilidade importante, deixando você livre para causar o dano das Ruínas. Tome cuidado com posicionamento, pois ela pode puni-lo facilmente graças a Espiral dos sonhos, deixando impossibilitado de correr e forçando uma luta. Por fim nunca duvide do potencial de dano mágico que ela pode causar.

Invoker

Um herói muito forte na lane e também muito versátil, consegue punir um mal posicionamento de maneira fatal. Uma vez que ele possui muitas habilidades, você pode morrer de inúmeras maneiras para ele, uma vez que você não possui mecanismos de defesa, ele pode possuir muito dano físico ou mágico dependendo da build que ele escolher.

Como lidar com ele?

Ele é muito poderoso nas mãos certas e pode facilmente destruí-lo na lane. Fique atento por qual skill build ele está optando, para que você esteja ciente de quais habilidades ele pode utilizar contra você. Mas independente da build que ele escolher, fique atento a Onda de Frio (Cold Snap), já que com um pequeno agro ela já pode causar muitos prejuízos. Procure fazer o máximo para negar suas creeps, ele é um herói extremamente dependente de experiência, dessa forma você atrasa a entrada dele no game e diminui o impacto que ele possui nessa fase de rotas. Comprar uma BKB é indispensável contra ele, já que quanto mais o tempo vai passando, mais level e liberdade ele adquire para usar todas as suas habilidades.

Outworld Devourer

Uma matchup bem “ok” para se jogar, depois de alguns níveis, o Shadow Fiend até consegue ter uma vantagem sobre ele. Procure não ficar trocando hits quando ele estiver batendo com a Esfera Arcana ativada, isso pode acabar com sua inteligência e consequentemente com sua mana, dificultando seu farm. Ele não possui habilidades para farmar rápido, então empurrar a lane e pressioná-lo na torre é uma ótima opção. Ele não possui um dano base muito alto, então dificilmente você terá problemas com ele negando suas creeps. Ele possui também a Prisão Astral, habilidade muito boa para uma iniciação, dando tempo dos suportes chegarem para ajudá-lo, fora seu ultimate que é muito poderoso, dependendo de quanto de inteligência ele roubou, você pode morrer com muita facilidade.

Como lidar com ele?

Como citei anteriormente, ele tem muita dificuldade de matar rapidamente as creeps, sendo assim empurrar a lane com suas Ruínas, forçando ele a farmar debaixo da torre é uma ótima maneira de atrapalhar o seu farm. Depois de alguns níveis, quando você já possui uma quantidade razoável de almas, você consegue trocar hits com ele e sair na vantagem, utilizando suas Ruínas ao mesmo tempo, nesse momento procure fazer isso sempre que puder, claro, sem se arriscar de morrer, digo pois ele não possui uma regeneração de vida decente, logo trocar essa quantidade de dano com ele vai ser na maioria das vezes vantagem para você. Por fim, fique atento a quantidade de inteligência roubada que ele possui, para você não ser surpreendido pelo ultimate dele.

Tinker

Uma matchup muito difícil nos primeiros níveis, ele é capaz de causar muito dano ao mesmo tempo que impede que você farme e ganhe almas com o Lazer. Ele é capaz de zonear você com facilidade além da grande quantidade de dano mágico. Depois de alguns níveis até fica um pouco mais fácil de lidar com ele, devido ao fato que você consegue limpar a onda de creeps muito rápido, impedindo que ele tenha tempo de ficar usando as habilidades em você. É importante sempre pedir para os seus suportes rotacionarem quando estiver jogando contra ele, apesar de muito forte, se você conseguir obter uma certa vantagem no começo da partida, onde ele é muito poderoso, você consegue facilmente anular ele com sua presença de lane e forçando ele a farmar debaixo da torre.

Conclusão

Ufa! Quanta coisa vimos neste artigo, podemos concluir que o Shadow Fiend é um herói muito poderoso ao mesmo tempo que é muito frágil. Fácil de jogar porém difícil de dominar, sem dúvidas ele não é recomendado para iniciantes, uma vez que é preciso conhecer muito bem o herói, pois caso contrário você morrerá muitas vezes devido a sua falta de mecanismos de defesa. O que posso garantir é que assim que você dominar suas habilidades e conhecer bem o herói, você será capaz de acabar com partidas praticamente sozinho caso consiga uma bola de neve no começo do jogo, ao mesmo tempo que ele é um semi carry, é muito divertido de jogar com ele. Colocando essas dicas citadas no artigo tenho certeza que com bastante treino você conseguirá aperfeiçoar suas habilidades e tomará boas tomadas de decisão com esse herói.

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos para que possamos atingir mais pessoas e curta nossa página no Facebook para não perder os próximos!

Espero ter ajudado, um abraço e até a próxima!