Você já ouviu falar de Power Spikes?

Se você nunca nem sequer ouviu falar sobre esse termo no Dota, aconselho ler até o final deste artigo, pois é uma mecânica muito importante, uma vez que você tem conhecimento sobre ela, sua visão sobre os heróis muda totalmente, além de suas tomadas de decisões, onde muitas delas ficam ligadas diretamente aos Power Spikes.

O que é um Power Spike?

Na tradução literal, seria algo do tipo “pico de poder”, que representa bem o que esse termo significa, um Power Spike nada mais é que um momento específico da partida, onde um herói ganha uma nova vantagem sobre os seus adversários. Isso pode acontecer de várias maneiras, é diferente para cada herói e um mesmo herói pode ter vários Power Spikes durante a mesma partida.

Não entendeu? Calma que eu vou dar alguns exemplos e falar sobre eles na prática para ficar mais fácil, você vai ver que é bem mais simples do que parece, em seguida voltamos para a teoria.

Slark

O Slark é um ótimo exemplo para falarmos sobre Power Spikes.

Level 6

Ele é um herói bem frágil antes de pegar o seu ultimate, sendo esse um Power Spike importantíssimo, onde ele se torna capaz de permanecer sozinho na lane, dando liberdade para os suportes rotacionar e um poder de investida, onde provavelmente ele irá tentar uma solo kill no offlaner adversário.

Shadow Blade

Esse sem dúvidas é um Power Spike muito importante e um belo exemplo do que ele significa. Sabemos que assim que o Slark compra sua Shadow Blade, ele ganha um grande poder de investida, nesse momento, o que ele mais quer é surpreender os adversários com ela, para assim, obter um pickoff.

Consegue visualizar esse “pico de poder”? Um momento bem específico da partida, onde os adversários geralmente são surpreendidos pelo Power Spike.

Ursa

Vamos continuar com mais alguns exemplos, pois eles são a melhor maneira de entender o que os Power Spikes significam.

Adaga de translocação

Exemplo clássico, quem não teme uma Ursa no early game quando ela tira sua Adaga de translocação? Todos sabemos que nesse momento ela conseguiu um poder de agressão extremamente forte e sem dúvidas ela irá caçar seus alvos imediatamente.

Acho que agora está começando a ficar mais claro o que são esses “picos de poder” não é mesmo?

Axe

Já que citamos sobre a Adaga de translocação, vamos ver mais alguns exemplos claros de como ela representa um Power Spike para vários heróis diferentes.

Adaga de translocação

Sabemos que todo Axe não vê a hora de comprar sua Adaga de translocação para poder conseguir iniciações vencedoras nas team fights, além tornar suas rotações altamente viáveis e poderosas. Nesse momento sabemos que ele ganha um grande poder de iniciação, onde sem dúvidas ele irá surpreender os adversários com um blink + Grito do Furioso (Berserker's Call), deixando eles sem chances de defesa.

Anti Mage

Vamos para o quesito farm agora, onde veremos que um Power Spike não necessariamente está ligado a meios de lutar com mais eficiência.

Fúria de Batalha

Um dos cores itens do Anti Mage, onde sabemos que assim que ele fecha este item, o seu flash farm dispara, possibilitando ele de conseguir seus próximos itens com muito mais facilidade.

Compreende o que eu quero dizer? Nem sempre o Power Spike está ligado a ficar mais forte para lutar, esse é um belo exemplo, onde os adversários devem sim se preocupar, porém por outro motivo.

Sven

Vamos voltar para o quesito luta, mas dessa vez sem buscar um poder de iniciação e sim de proteção.

Bastão Preto da Realeza (BKB)

Sabemos que o Sven é um herói muito poderoso por si só, porém seu grande calcanhar de Aquiles nas team fights são os disables, impedindo que ele lute com liberdade.

Assim que ele fecha a BKB o seu poder de brigar aumenta muito, pois agora a maioria das habilidades dos adversários não são capazes de pará-lo, é nesse momento que ele brilha, descendo o rolo compressor nos adversários com sua Força Divina.

Esses foram apenas alguns exemplos de Power Spikes, para facilitar o entendimento do que eles significam.

Consegui um Power Spike, o que fazer?

Aqui basicamente irei falar o óbvio, aproveite o máximo ele! Procure cumprir o objetivo do seu Power Spike, utilize essa vantagem temporária que você obteve para conseguir os seus abates individuais, boas team fights ou aumentar o seu flash farm. Ou seja, não vá farmar quando seu Power Spike é apropriado para team fights, é importante você utilizá-los com sabedoria para adquirir uma vantagem fixa na partida e assim conseguir um snowball, pois nem sempre você terá o esse Power Spike disponível, existem partidas que você irá perder o “time” dele, o que é bastante comum, mas vamos falar disso no próximo tópico.

Perdi o time do meu Power Spike, o que fazer?

Isso é bastante comum de acontecer, principalmente em jogos difíceis, ou que você está perdendo. Um bom jogador irá jogar de acordo com isso de uma forma muito diferente de um jogador inexperiente, no entanto, cada Power Spike perdido é preciso ter uma reação diferente. Na maioria das vezes, a melhor solução é farmar. Se você analisar, você está em uma situação em que você é mais fraco do que deveria. Se pergunte, ir lutar nesse momento realmente é a melhor escolha? Provavelmente não. Novos jogadores ficam presos neste ciclo vicioso de estar atrasado e tentando fazer um jogo desesperado, para em seguida “voltar no game”. Isso pode te fazer perder a partida. Se você é um Anti Mage com apenas uma Fúria de Batalha aos 25 minutos de game, você é muito inútil lutando. Sua única opção nesse momento é farmar o mais rápido que puder para tirar os itens necessários para lutar. Vá farmando enquanto os outros estão procurando team fights, mantenha o seu farm, enquanto um jogador mediano irá mergulhar nas lutas para “ajudar” o seu time, ao mesmo tempo que perdem  a team fight e não amplia o seu farm. Perder o time de um Power Spike não quer dizer que o game está perdido, tomar a decisão errada quando perder o time, isso sim pode ocasionar a derrota da partida.

A importância de conhecer os Powers Spikes e se planejar para eles

É preciso ter em mente a importância de conhecer esses Power Spikes, pois eles servem tanto para você, quanto para o seus adversários, então é de suma importância você conhecer os heróis, como eles funcionam, quais são os seus Power Spikes, para assim você se planejar como lidar com cada um. O mesmo se aplica ao seu herói, é importante que você conheça ele, para se planejar como irá agir de acordo com cada Power Spike, as tomadas de decisões no Dota nem sempre precisam ser imediatas, sem tempo de planejamento, claro que muitas são assim, mas estou aqui te mostrando um exemplo claro de tomada de decisão onde você pode se planejar. Utilize o early game ao seu favor, geralmente ele é menos movimentado, procure usar esse tempo mais calmo para planejar esse tipo de coisa, Dota é um jogo muito complexo e cheio de detalhes, onde cada segundo deve ser aproveitado de alguma forma.

Com relação aos Seus adversários, tenho algumas dicas básicas para você tentar evitar de ser surpreendido pelos seus Power Spikes. Procure olhar os inventários deles sempre que puder, isso vale mesmo para os heróis que não são da sua lane. Fique atento em qual nível eles se encontram, para o caso de Power Spikes relacionados a habilidades específicas. E por fim, preste atenção na minutagem do jogo, essa é uma forma de analisar se o seu adversário está atrasado ou adiantado com seus Power Spikes, ou se eles estão prestes a acontecer, essa dica serve para fazer uma auto análise também, sobre o seus próprios “times”.

Conclusão

Existem ainda alguns Power Spikes indiretos, como a noite do jogo, onde por exemplo o Balanar é favorecido graças a suas habilidades, lhe fornecendo uma movimentação poderosa nesse momento da partida, aliado da diminuição de visibilidade da noite, fazendo com que ele consiga gankar com muito mais facilidade, isso se aplica também para o Pudge, onde com a baixa visibilidade pode se movimentar pelo mapa sem ser visto, além de conseguir “hooks” com mais facilidade através da fog.

O objetivo deste artigo é fazer com que você aprenda o conceito do que é um Power Spike, pois como eu disse anteriormente, cada herói possui vários, tornando inviável de citar todos aqui. O conselho que eu posso te dar é que a partir de agora você preste mais atenção nesses detalhes da partida, dessa forma sua capacidade de identificar os Power Spikes aumenta, logo você consegue se planejar para agir de acordo com cada um. Conforme o tempo for passando, isso fica automático, pois você terá uma lista mental desses Power Spikes, o que muda totalmente sua forma de jogar e principalmente, suas tomadas de decisões!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos para alcançarmos mais pessoas e curta nossa página no Facebook para não perder os próximos.

Espero ter ajudado!

Abraços e até a próxima!