Conhecendo suas habilidades

Antes de tudo é preciso saber contra o que estamos jogando e como funcionam as habilidades desse herói.

Laser

Dispara um raio de energia intenso, causando dano e cegueira ao alvo, fazendo com que ele erre todos os ataques físicos.

Habilidade que torna o Tinker um herói muito poderoso na fase de rotas, pois ao mesmo tempo que ele consegue “nukar” o herói inimigo, ele consegue negar as creeps pelo fato do adversário errar todos os ataques físicos. Aprimorável pelo Cetro de Aghanim.

Mísseis Termo guiados

Dispara um par de foguetes nos heróis inimigos visíveis mais próximos em um raio de 2.500 unidades. Aprimorável pelo Cetro de Aghanim.

Assim como todas as habilidades do Tinker, os mísseis são bem chatos, com uma alta área de alcance, é boa para caçar inimigos com pouca vida e também para atrapalhar “pushs” inimigos.

Marcha das Máquinas

Recruta um exército de capangas robóticos para destruir unidades inimigas em uma área ao redor do Tinker.

Essa sem dúvidas é a habilidade mais chata dele, ela é excelente para evitar que os adversários batam nas torres, dificultando possíveis “pushs”, principalmente na hora de tentar subir na base. Ela também é o mecanismo de farm do Tinker, fazendo com que ele consiga farmar a lane rapidamente além de conseguir eliminar dois campos da floresta ao mesmo tempo.

Rearmar

Precisa ser canalizada - Zera o intervalo entre usos da maioria dos itens e das habilidades do usuário.

Uma habilidade extremamente poderosa que torna o Tinker um herói capaz de utilizar várias vezes as mesmas habilidades e itens na mesma team fight, é preciso tomar muito cuidado, pois seus múltiplos combos acabam removendo altas quantias de vida.

Bons heróis para se jogar contra o Tinker

Anti Mage

O Tinker é frágil contra carrys como o Anti Mage, com bastante mobilidade graças ao seu translocar e sua habilidade Mana Break, que queima toda a mana do Tinker deixando ele incapaz de se defender além do bônus de dano físico causado pelo queima de mana.

Graças a grande quantidade de mana que o Tinker possui, o Vácuo de Mana é capaz de causar muito dano ao Tinker, conseguindo eliminá-lo com facilidade.

Clockwerk

O Clockwerk pode facilmente parar o split push do Tinker graças ao seu conjunto de habilidades, ganhando visão com seu Foguete Sinalizador, chegando até ele com seu Gancho (Hookshot) e impedindo que ele se mexa com suas Engrenagens Elétricas + Investida de Bateria, tornando-o um excelente caçador do Tinker.

Além desse poderoso conjunto de habilidades que ele possui, o Clockwerk é um herói que costuma fazer uma Cota de Lâminas, item que é muito forte para retornar todo o dano causado pelo Tinker, principalmente no que se diz respeito a Marcha das Máquinas.

Doom

O Tinker é totalmente dependente de suas habilidades, graças ao Condenar, o Doom é capaz de desabilitar todas as suas habilidades e seus itens, inutilizando totalmente o Tinker, com a aprimoração do Cetro de Aghanim o tempo para deixá-lo desabilitado se torna ainda maior.

Legion Commander

Com sua habilidade Forçar o Ataque, a Legion é capaz de remover o efeito do Laser, além de garantir alta velocidade e bastante regeneração de vida.

Uma vez pego pelo Duelo, Tinker que depende totalmente de suas habilidades para ser eficaz, tem poucas possibilidades de sobrevivência devido a sua pouca quantidade de vida e armadura.

Lifestealer

Com a Fúria o Lifestealer é capaz de remover o efeito do Laser, além de ficar imune contra magias, deixando o Tinker praticamente incapaz de lhe causar dano.

Night Stalker

O Night Stalker pode facilmente encontrar o Tinker nas árvores durante a noite.

Com sua habilidade Vazio, o Night Stalker é capaz de cancelar a Travel do Tinker por conta de seu mini stun, além de conseguir cancelar também o Rearmar.

Com o Terror Debilitante ele consegue silenciar o Tinker deixando ele incapaz de usar suas habilidades.

Nyx Assassin

O Nyx possui um conjunto de habilidades muito eficientes contra o Tinker:

O Empalar previne que o Tinker consiga utilizar o Rearmar, além de ser um ótimo controle para impedir que ele se mova.

A Queima de mana além de tirar um recurso importantíssimo do Tinker, causa mais dano pelo fato de ele ser um herói de inteligência.

A Carapaça de espinhos é capaz de atordoar o Tinker a distância quando ele utilizar os Mísseis Termo guiados ou a Marcha das Máquinas, podendo cancelar um TP inesperado, ou sendo um meio de fazer com que ele fique parado por um segundo para conseguir iniciá-lo.

Com o Vendeta o Nyx pode encontrá-lo nas árvores ou esperá-lo em lugares estratégicos sem ser visto, além de causar bastante dano devido a sua baixa armadura.

Pudge

Com o Gancho de Carne o Pudge é capaz de caçar o Tinker nas árvores e com a Podridão e o Desmembrar consegue solar o mesmo sem problemas devido aos seus poucos pontos de vida, além do Tinker normalmente não fazer itens defensivos.

Com sua Armadura de Corpos o Pudge obtém uma alta resistência mágica, somado de sua grande quantidade de vida, faz com que o Tinker tenha muita dificuldade para causar grandes quantidades de dano ao Pudge.

Silencer

A Maldição Arcana forçará o Tinker a não utilizar suas magias, caso contrário, ele sofrerá mais danos.

As Glaives da Sabedoria causa dano puro, sendo muito efetiva contra o Tinker devido aos seus poucos pontos de vida.

Com as Últimas palavras faz com que o Tinker fique silenciado por 6 segundos depois de lançar uma magia, atrapalhando totalmente sua efetividade nas lutas.

O Silêncio Global impedirá que o Tinker utilize suas magias nas team fights, o que o torna inútil por 6 segundos.

Slark

O Pacto Sombrio remove o efeito do laser, permitindo que o Slark consigo atacar sem problemas.

Com o Bote o Slark é capaz de impedir que o Tinker fuja, iniciando ele com a Shadow Blade.

A Dança das Sombras previne que o Slark seja atingido pelas magias do Tinker, ao mesmo tempo que acaba mitigando o dano que ele recebeu.

Storm Spirit

O Storm é um herói com muita mobilidade, conseguindo facilmente caçar o Tinker nas árvores com sua Bola de Relâmpago, além de conseguir finalizá-lo com facilidade com suas outras habilidades que causam bastante dano mágico. Por fim o Storm é um herói que costuma fazer itens como Orquídea Malevolente e Foice de Vyse, impossibilitando o Tinker de se defender.

Puck

A Puck é herói de grande mobilidade, com sua Orbe Ilusório e uma Adaga da translocação, item extremamente comum de ser feito, ela é capaz de encontrá-lo nas árvores além de conseguir iniciá-lo com facilidade nas team fights.

Com sua Fenda Minguante ela é capaz de silenciar o Tinker, impedindo que ele utilize suas habilidades por 3 segundos.

A Troca de fases faz com que a Puck consiga se esquivar de habilidades como os Mísseis Termo guiados e as Marchas das Máquinas, além de itens como a Proteção de Shiva e a Lâmina Etérea.

Espiral dos sonhos impede que o Tinker fuja além de ser capaz de cancelar as Botas de teletransporte.

Como se comportar na fase de rotas

Após conhecer melhor o herói e suas habilidades, vamos descobrir como se comportar contra ele em cada etapa da partida.

A fase de rotas é um momento bastante delicado para o Tinker, pois ele precisa tirar suas Botas de teletransporte, o importante aqui é conseguir atrasar o máximo possível esse item, pois assim que ele consegue comprá-la, o seu farm dispara, além de conseguir ter presença em todas as lanes com facilidade.

Tendo isso em mente, vamos ver como colocar isso em prática:

Acúmulos (Stacks)

Essa é a principal fonte de farm do Tinker na fase de rotas, por isso é importante que os suportes coloquem sentinelas reveladoras para que ele não possa realizar esses acúmulos.

Rotações

O Tinker não é um herói que possui mecanismos de fuga, logo é bem fácil conseguir gankar ele, é preciso tomar cuidado pois ele possui bastante dano mágico, mas no geral os ganks são bem sucedidos. Dessa forma você faz com que o Mid do seu time fique na frente dele em questão de level e provavelmente farm, tornando-o capaz de conseguir possíveis solo kills mais para frente, além atrasar naturalmente o farm do Tinker, que é o mais importante, pois nessa etapa da partida ele está totalmente focado em tirar suas Botas de teletransporte.

Jogando contra o Tinker na lane

Esse é um tópico específico para os jogadores de Mid, a primeira coisa que é preciso ter em mente, é que o Tinker é um herói muito forte, por isso é bem difícil de ganhar dele na lane.

Abaixo deixarei em tópicos os princípios básicos para se jogar contra ele na lane:

Nunca subestime o quanto de dano ele é capaz de dar, pois dependendo da skill build que ele estiver escolhendo, você poderá morrer facilmente para a sua grande quantidade de dano mágico. Tome cuidado ao tentar solar ele, procure tentar identificar em qual nível as habilidades dele estão para que você não seja surpreendido, com isso em mente, temos duas opções:

Caso ele não esteja maximizando a Marcha das Máquinas, o que você precisa fazer é basicamente não morrer para ele! Porque dessa forma ele perde o seu poder de farm, apostando tudo em kills, logo, se ele não conseguir kills utilizando essa build, naturalmente ele irá ficar para trás no farm. Por isso, nessa situação jogue com cautela, saiba de suas limitações e não arrisque morrer de bobeira.

Caso ele esteja maximizando a Marcha das Máquinas, pressione ele na lane o máximo possível, tome cuidado para não tomar dano da Marcha e peça para os seus suportes que coloquem sentinelas observadoras nos campos da jungle, para que ele não possa realizar acúmulos, como citei anteriormente. Sempre que ele for sair da lane para realizar esses acúmulos, procure forçar a lane para que ela avance até a torre dele, causando dano na mesma e fazendo com que ele acabe realizando uma troca, entre os acúmulos e os creeps da lane, pois dessa forma as creeps irão morrer para a torre e ele não irá pegar nem experiência e nem ouro delas.

Como se comportar no mid game

Esse é o momento que realmente começa o jogo do Tinker, é também a hora que fica chato de se jogar contra ele. Com suas Botas de teletransporte o Tinker consegue ampliar o seu farm além de conseguir estar presente em qualquer lane com facilidade, por isso é preciso tomar muito cuidado ao realizar team fights e até pickoffs para não ser punido por ele.

Algo que é bastante importante de se prestar atenção nessa etapa da partida, são os itens que ele está construindo, isso afeta diretamente nas tomadas de decisões da partida, tanto para team fights, composição de seus próprios itens e posicionamento, mas vamos falar sobre os itens do Tinker mais tarde.

Ainda no mid game, vamos falar sobre o poder de split push que o Tinker possui, ele não é tipo de herói que leva torres, mas consegue pushar as lanes como ninguém, o que é um problema sério, pois a equipe adversária está sempre com as lanes recuadas, dificultando a execução de ganks e rotações. Essa é uma situação difícil de se comportar, porque ao mesmo tempo que ele consegue splitar a lane, ele consegue se teletransportar para outra lane e participar de uma team fight repentina, ou seja, Tinker bom, é Tinker morto!

Com essas informações em mãos, temos duas opções:

Conseguir um pickoff no Tinker assim que ele teletransportar em uma lane, dessa forma é possível pushar, realizar team fights sem a presença dele para dificultar, porém essa não é uma tarefa fácil, pois assim que ele compra sua Adaga da translocação, fica muito difícil de chegar até ele, principalmente nesse vai e vem de lanes, sendo assim teremos um tópico mais para frente falando somente sobre esse assunto, aprendendo a caçar ele nas árvores e realizando pickoffs.

A outra opção é saber o momento certo de pushar ou realizar uma team fight, é importante prestar atenção no momento que ele voltou para a base, essa é a hora que ele está recarregando suas habilidades e recuperando a sua mana, é um ótimo momento para realizar aquela iniciação que o time estava esperando para conseguir um pickoff ou até mesmo tentar levar uma torre. O lance é que isso não é a grande solução milagrosa que irá resolver todos os problemas de se jogar contra ele, isso é só um hábito que garante momentos mais propícios para determinadas situações, até porque o tempo que ele gasta na fonte não é tão grande assim, logo se a team fight ou o pickoff se estender, ele irá chegar até a lane para lutar também.

Algo que é importante frisar, evite de andar sozinho pelo mapa quando estiver jogando contra o Tinker, ele possui um alto poder de pickoff, principalmente contra os suportes, claro que no mid game esse poder ainda não é tão alto, isso fica muito mais grave no late game, mesmo assim evite de andar sozinho, o Tinker é um herói oportunista de snowball, por isso evite dar kills para ele por falta de posicionamento.

Aprendendo a “caçar” o Tinker

Um bom jogador de Tinker dificilmente irá aparecer na lane quando ele estiver splitando, assim que ele se teletransporta, imediatamente ele blinka para as árvores com sua Adaga da translocação.

Veja no vídeo abaixo como isso ocorre:

Com essa informação em mãos, é preciso antecipar essa jogada dele, algo que não é muito simples de fazer, porém existem algumas maneiras:

Wards específicas

É possível colocar wards em alguns terrenos elevados que ficam acima das árvores, são eles:

Na lane do Top, próximo a T2 do Radiant

No lane do Top, entre a T1 e a T2 do Dire

Na lane do Bot, próximo a T2 do Radiant

Na lane do Bot, próximo a T2 do Dire

Com essas wards posicionadas, fica muito mais fácil de realizar um gank no Tinker após as Botas de teletransporte e Adaga de translocação, pois você terá total visão sobre as árvores, impedindo que ele se esconda, ao mesmo tempo que você intimida ele a não fazer split push nessas áreas, pois ele sabe que possuem visão e que ele pode facilmente morrer.

Como se comportar nas team fights contra o Tinker

Antes de tudo, precisamos entender que o Tinker é um herói extremamente oportunista, ou seja, ele utiliza as brechas que o time inimigo proporciona para conseguir kills com muita facilidade. Outra característica marcante, é o fato de ser muito difícil de chegar até ele, devido a sua “sensibilidade”, tem poucos pontos de vida e baixa armadura, ainda tem o fato de que ele não possui habilidades de escape, logo, assim que ele é iniciado, dificilmente irá sobreviver.

Iniciação

Sempre que possível, foque o Tinker, eliminá-lo no início da team fight é uma grande vantagem que se obtém, ele é um herói que causa grandes quantias de dano e geralmente deleta os suportes inimigos sem chances de defesa. Por isso, se em algum momento ele estiver mal posicionado, tire o máximo de proveito disso, direcione o foco para ele e garanta a kill, como citado anteriormente, é difícil de chegar até ele, mas uma vez que você conseguiu, matar ele será uma tarefa fácil.

Posicionamento

A primeira regra é nunca ficar exposto, principalmente os suportes, procure esperar o Tinker dar uma brecha, tentando agressivar em alguém de maneira gananciosa, nesse momento os heróis com habilidades de desarme devem entrar na luta para dar um “lock down” nele, impedindo que ele se mexa, depois disso o carry conseguirá matá-lo com facilidade.

Outro fato importante sobre posicionamento, é ficar fora da área de alcance dos Mísseis termo guiados, o Tinker geralmente usa essa habilidade várias vezes antes dele aparecer de fato na luta, devido ao longo alcance que a habilidade possui, por isso evite de receber muito dano dessa habilidade antes da team fight se iniciar. Falando ainda de posicionamento, procure não lutar debaixo da Marcha das Máquinas, habilidade essa que causa muito dano, principalmente no começo do jogo, sem dúvidas ele irá utilizá-la várias vezes na área onde a luta está acontecendo, tornando a luta muito vantajosa para a equipe dele.

Tenha os seus recursos disponíveis

Essa é uma regra básica para se iniciar uma team fight contra um time que possui um Tinker, certifique-se que suas principais habilidades estão disponíveis, tendo certeza que será capaz de desarmá-lo a qualquer momento. Além disso, é muito importante não iniciar lutas quando os pontos de vida da equipe, não estiverem cheios, lutar com a vida pela metade é uma típica brecha que o Tinker espera para que ele consiga várias kills com facilidade.

Team fights longas

Essa é a zona de conforto do Tinker, uma vez que ele é capaz de voltar para a base e em seguida retornar para a team fight, ele tem muita vantagem nesses tipos de lutas. Deve-se evitar ao máximo estender as lutas quando se tem um Tinker no outro time, pois ele vai estar com os seus recursos todos disponíveis, enquanto você e sua equipe já gastaram tudo e provavelmente estão com poucos pontos de vida.

Recompra (Buy Back)

É preciso tomar muito cuidado com a recompra do Tinker, esse tópico segue o mesmo raciocínio do anterior, pelo fato dele conseguir retornar a team fight com muita velocidade, podendo surpreender a todos, por isso, quando ele realizar a recomprar, faça uma análise rápida dos recursos da equipe e considere recuar dependendo da situação.

Agora vamos assistir um exemplo de team fight do Tinker, onde podemos ver melhor sobre esse oportunismo que ele possui, além de sua capacidade de transitar entre a luta e retornar para a base para recuperar seus recursos. Além disso, preste atenção do posicionamento dele, onde ele deixa sempre os aliados irem primeiro, para assim que eles se tornarem o foco, ele possa chegar e “burstar” o adversário, gastando todas as suas magias.

Se preparando para jogar contra os itens do Tinker

O Tinker é um herói um leque de itens relativamente grande, ele pode facilmente adaptar sua build dependendo de sua necessidade, por isso vamos descobrir os itens que ele normalmente costuma fazer, além de saber como se preparar para os mesmos.

Dagon

Um item bastante agressivo, é preciso tomar cuidado nas team fights, pois seu poder de dano mágico sem amplia bastante. Os suportes devem tomar ainda mais cuidado que o normal, pois sem dúvidas, ele irá tentar gastar um de seus combos neles, uma vez que ele sabe que consegue eliminá-los com facilidade.

Lâmina Etérea

Ela segue basicamente o mesmo conceito da Dagon, ela é feita para combar com as outras habilidades do Tinker, juntamente com a Dagon, lhe garantindo um alto poder de explosão, mas diferente da Dagon, que tem seu efeito basicamente instantâneo, aqui você consegue se esquivar até o projétil atingir o seu herói, com alguns itens.

Foice de Vyse

Um dos itens mais poderosos do Tinker, capaz de deixar seus inimigos desabilitados por muito tempo, uma vez que ele consegue utilizá-lo inúmeras vezes, tome bastante cuidado, pois se você entrar em uma série de combos com a Vyse, provavelmente você estará morto.

Proteção de Shiva

Mais um item bastante chato de lidar, ela causa 200 de dano mágico além de reduzir a velocidade de movimento em 40% por 4 segundos. Além disso, é um item que atinge os adversários de uma longa distância, fazendo com que Tinker consiga um certo controle sem se expor, fora que ela ameniza bastante o problema da baixa armadura que ele possui, ficando um pouco mais difícil de matá-lo com dano físico.

Cetro de Aghanim

Um item que aprimora duas habilidades do Tinker, tornando ele ainda mais versátil, sendo capaz de realizar boas defesas de high ground e ao mesmo tempo agressivo causando dano em vários adversários ao mesmo tempo. Ficar bem posicionado quando ele possui este item se torna ainda mais importante, apesar de ser bem difícil de não ser atingido por suas magias, lembre-se, o laser agora pega na unidade atingida e nos heróis que estão em sua volta e os mísseis ganham um projétil adicional, ficando no total de 3 mísseis a cada vez que ele usa a habilidade.

Pedra de sangue

Um item que torna o Tinker capaz de utilizar mais vezes suas habilidades na mesma team fight, apesar de não ser um item que não agrega mais dano mágico diretamente, assim como os outros itens citados, ela torna o Tinker muito mais presente nas lutas, diminuindo a necessidade dele ter de voltar para a base para recuperar mana, logo, é preciso prestar atenção em lutas que ele possui este item, pois você pode ser surpreendido pensando que ele ficou sem recursos, quando ele ainda está pleno na luta.

Itens bons para se fazer contra o Tinker

Agora que já vimos os itens que ele normalmente faz, vamos listar os melhores itens para se fazer quando estiver jogando contra ele.

Bastão Preto da Realeza (BKB)

Este é o item mais efetivo contra o Tinker por motivos óbvios, uma vez que ele não consegue lançar magias em você, ele se torna completamente incapaz de oferecer algum perigo, porém não se esqueça que ele possui um grande poder de iniciação, logo é preciso estar atento para utilizá-la rapidamente.

Esfera de Linken

Mais um item defensivo que atrapalha demais a vida do Tinker, uma vez que ele se torna obrigado a utilizar alguma habilidade ou item de target, diminuindo sua capacidade iniciação e te dando um tempo de resposta melhor.

Cachimbo de Introspecção

Muito bom para diminuir o potencial de dano mágico do Tinker, que é sua única fonte de dano, um ótimo item para as team fights, dando uma sobrevida muito poderosa para todos da equipe.

Cetro divino de Eul

É um item que serve tanto para se defender de algumas habilidades, como os mísseis, sendo capaz de esquivar do projétil, como para controlar o Tinker, impedindo que ele utilize o Rearmar e também é muito útil para cancelar sua Bota de teletransporte.

Mekansm

Um bom item para o early/mid game, ajudando a mitigar um pouco o dano causado pelo Tinker.

Orbe de Lótus

Um item muito poderoso contra ele, faz com que ele seja obrigado a trocar o foco, do contrário sofrerá com suas próprias habilidades, além de em uma possível iniciação, caso o item já tenha sido utilizado, o Tinker pode tomar o seu próprio disable, sendo um desastre total para ele.

Cota de Lâminas

Segue o mesmo conceito da Orbe de Lótus, porém ela só devolve o dano causado pelo Tinker, o que é muito poderoso, principalmente quando ele utiliza as Marchas, onde ele não tem opção de escolha, simplesmente terá o dano retornado.

Orquídea Malevolente

Um item bastante agressivo e que desabilita totalmente o Tinker, uma vez que ele normalmente não faz itens defensivos, um silence é uma excelente maneira deixá-lo incapaz de se defender e facilitar bastante a finalização no mesmo.

Foice de Vyse

Mais um item agressivo para poder controlá-lo, uma vez no efeito da Vyse, ele fica totalmente exposto e fácil de se finalizar, lembrando que normalmente ele não faz itens defensivos, então dificilmente você encontrará problemas para utilizar este item nele.

Coração do Tarrasque

Um bom item defensivo, te garante uma boa sobrevida devido ao seu grande fornecimento de força, com ela o Tinker terá mais dificuldade para finalizá-lo, abrindo uma brecha para revidar e conseguir se defender.

Machado Ilusório

Não é o melhor dos itens, mas merece uma menção honrosa, com ela você é capaz de confundi-lo, te garantindo tempo de resposta, além de ser possível de esquivar de algumas habilidades e itens.

Lâmina Difusora

Um excelente item contra todos os heróis de inteligência no geral, ela aumenta o dano causado devido a queima de mana, ao mesmo tempo tira o mais importante recurso do Tinker além de ser capaz de deixá-lo lento, impedindo que ele fuja.

Adaga de translocação

Por fim a Adaga de translocação, que é defensiva e ofensiva ao mesmo tempo, mas sua principal função, é facilitar a iniciação no Tinker, te possibilitando um posicionamento mais confortável e estratégico.

Como se comportar no late game

Nessa etapa da partida devemos aplicar tudo o que aprendemos nos tópicos anteriores, porém é preciso ter mais cautela, devido ao poder de explosão que o Tinker adquire com seus itens. Em contrapartida você também tem muito mais recursos disponíveis para iniciá-lo e finalizá-lo, por isso é preciso manter um certo equilíbrio entre agressividade e cautela.

Uma regra importante para se manter no late game, é evitar de se andar sozinho, no combate individual, com todos os itens disponíveis, normalmente o Tinker possui vantagem e tudo que ele quer é encontrar um herói sozinho.

Por fim, procure ter o máximo de visão possível, para conseguir antecipar suas jogadas ou não ser surpreendido por ele, principalmente nas team fights, garantir que o local onde a luta irá acontecer está wardado é muito importante para conseguir um posicionamento adequado, regra fundamental de qualquer late game, principalmente contra o Tinker.

Conclusão

Chegando no fim deste artigo, podemos ver que o Tinker é um herói muito poderoso, que se posiciona de uma maneira muito estratégica porém tem suas fraquezas. É preciso um bom trabalho de equipe para conseguir matá-lo, porém não é impossível, tenho certeza que com as dicas descritas aqui, você conseguirá resultados melhores jogando contra o Tinker, sabendo como se comportar nas diferentes etapas da partida, além dos picks e itens que são favoráveis contra ele.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos para que possamos alcançar mais pessoas, não se esqueça também de curtir nossa página no Facebook para não perder os próximos artigos.

Abraços e até a próxima!