O Slark é sem dúvidas um dos heróis mais odiados para se jogar contra nas rankeds, com um mid game muito forte e uma combinação de skills e itens, tornam ele um herói extremamente chato de difícil de se matar caso não esteja bem preparado, pensando nisso preparamos um artigo com tudo que você precisa saber para jogar contra ele, itens a se fazer e como se comportar em cada fase da partida.

Conhecendo suas habilidades

Antes de tudo é preciso saber contra o que estamos jogando e como funcionam as habilidades desse herói.

Dark Pact

Depois de um pequeno período de tempo, Slark sacrifica parte de sua vida, removendo a maioria de seus efeitos negativos e causando dano aos inimigos a sua volta e a ele mesmo, o Slark sofre somente 50% do dano.

Tome muito cuidado ao usar skills de controle nele, principalmente se você é um suporte, se possível, procure esperar ele gastar essa habilidade e tenha certeza de que a animação dela já foi concluída, assim você garante que sua skill não seja removida logo em seguida.

Pounce

Slark dá um salto para a frente, agarrando o primeiro herói em que tocar. Essa unidade recebe dano, fica acorrentada a Slark e só  pode se afastar a uma distância limitada do local onde Slark aterrou.

Essa não é uma habilidade difícil de um Slark acertar, mas existe a chance de ele errar, procure não andar em linha reta quando ele estiver prestes a utilizá-la, assim você dificulta a vida do adversário.

Essence Shift

Slark rouba a essência vital dos inimigos com os seus ataques, drenando cada um dos seus atributos e convertendo-os em pontos de agilidade para si próprio por um período de tempo.

É por causa dessa habilidade que não se deve prolongar uma team fight quando se está lutando contra um Slark, além de debilitar os aliados com o roubo de status, ele fica com muito dano e uma velocidade de ataque absurda, tornando o combate ainda mais difícil.

Shadow Dance



Ao usar esta habilidade, Slark esconde-se numa nuvem de sombras, o que o torna indetectável. Atacar, lançar feitiços e usar itens não revelam Slark ao inimigo. Passivamente, quando não está visível para a equipa inimiga, Slark ganha um bónus de rapidez de movimento e de regeneração de vida.

Uma das habilidades mais roubadas da história do Dota, poder bater e usar habilidades sem ser visto pelos adversários, nada mal não acha? Pois é amigo, contra essa habilidade o mais recomendado é que sua equipe possua controles em área, que não precisam de um target para surtir efeito, como os stuns do Shaker, Centauro ou Sand King, são habilidades excelentes para tentar controlar o Slark mesmo sem poder vê-lo, lembrando que ele pode remover esses controles com o Dark Pact, preste atenção!

Bons picks para se jogar contra o Slark

Ancient Apparition

Um excelente counter, em sua fase de rotas consegue zonea-lo com o Cold Feet e o Ice Vortex, seu ultimate (Ice Blast) impossibilita o Slark de regenerar, diminuindo a vantagem que o Shadow Dance fornece.

Centaur Warrunner

Ele é um bom pick durante todas as fases do jogo com suas habilidades versáteis. Sua skill passiva (Return) é muito forte na fase de rotas, dando a possibilidade de trocar hits com o Slark sem sair no prejuízo. O Hoof Stomp é um tipo de habilidade que não necessita de um target, tipo perfeito para quando o Shadow Dance for ativado. Seu ultimate (Stampede) possibilita sua equipe correr na velocidade máxima, facilitando iniciação e fuga, vale lembrar que ela é global, sem dúvidas uma ótima habilidade.

Bloodseeker

Com uma combinação de habilidades poderosas, ele é um dos counter picks mais fortes contra o Slark, a Ruptura não deixa ele se movimentar livremente e com a Sede de Sangue dando visão verdadeira aos heróis com poucos pontos de vida, acaba impossibilitando que o Slark possa se regenerar tranquilamente.

Timbersaw

Possui uma boa movimentação e consegue causar grandes quantidades de dano sem precisar de um target, como dito anteriormente, as habilidades que não possuem target são muito boas contra o Slark, pois uma vez que o Shadow Dance é ativado, você não consegue enxergá-lo, tornando as habilidades de target inúteis até que ela acabe, portanto, Timbersaw é um ótimo pick, sendo capaz de "tankar por bastante tempo" e ainda causar grandes quantidades de dano em área mesmo sem ter visão do Slark.

Batrider

Com uma fase de rotas poderosa, consegue zonear o Slark e tirá-lo da lane, caso fiquem sozinhos tem potencial até de matá-lo com facilidade. No mid e late game ele pode ser decisivo nas iniciações, dando possibilidade do time explodir o Slark com  sua ultimate (Flaming Lasso).

A fase de rotas

Após conhecer melhor o herói e suas habilidades, vamos descobrir como se comportar contra ele em cada etapa da partida.

Na fase de rotas não tem nenhuma estratégia mirabolante para se implementar contra ele, é preciso ter em mente que o Slark é um herói bastante frágil na fase de rotas, principalmente antes do level 6, o que é válido de fazer é pressioná-lo nessa etapa do jogo, com rotações das outras lanes para matá-lo ou quem sabe uma tri lane avançada, assim você atrasa o farm dele e sua entrada no game.

Mid game

Aqui é onde começa de verdade o jogo do Slark, também onde você e seu time devem ficar bastante atentos. A maioria dos jogadores, após comprar os itens básicos, acabam comprando uma Shadow Blade, isso acontece entre os 10 e 15 minutos de jogo. Nesse momento é preciso ficar bastante atento, pois deve-se estar sempre olhando na lane em que o Slark está farmando para perceber se ele já fechou a sua Shadow Blade. Porém se você estiver jogando contra um jogador experiente, ele não irá aparecer na lane após fechar o item, nesse momento ele quer surpreender os adversários e assim conseguir um pick off. Então é nessa hora que você deve estar preparado, assim que você não avistá-lo mais na lane, informe os seus companheiros, avise a eles que o Slark não está na lane e é possível que ele tenha fechado a Shadow a Blade!

A partir desse momento, uma das coisas mais indispensáveis para uma equipe que está enfrentando um Slark são as Sentry Ward's, pois elas irão garantir que ele não irá surpreendê-los na lane, conseguindo assim os seus pick offs. É importante de citar também, que a equipe procure andar junta nessa etapa da partida, principalmente os suportes na hora de wardar.

Ainda no mid game, é preciso saber como se comportar na hora de pushar uma lane e tentar levar as torres. Antes de tudo, é preciso de uma sentry próximo a equipe para não serem iniciados através da Shadow Blade, quando a luta começa é sempre um dilema difícil de lidar, focar o Slark não é uma boa escolha devido aos seus mecanismos de sobrevivência, porém se o time possuir habilidades suficientes para controlá-lo e conseguir explodir ele em seguida, não pensem duas vezes, principalmente no mid game, onde ele ainda não está tão forte e não possui muitos pontos de vida, do contrário, procurem lutar em vantagem, realizando um pick off antes de pushar, assim terão menos heróis para focar e fica mais fácil de lidar com o Slark.

O Roshan

Se você está jogando contra um Slark, fazer o Roshan se torna um pouco de obrigação, pois ele é um herói que não possui boas mecânicas para matar o Roshan sozinho, logo ele precisará de sua equipe para fazer isso, facilitando a percepção de que eles estão lá, fora o fato de que matar o Slark uma vez normalmente já dá trabalho, você não vai querer ter de fazer isso duas vezes, por isso, procure orientar o seu time para fazer o Roshan no mid game.

Itens recomendados para se comprar no mid game contra o Slark

Pergaminho de teletransporte (TP)

Esse é o item mais barato para se escapar do Slark até o mid game, uma vez que ele não possui nenhuma habilidade de stun ou que cancele qualquer habilidade que requer “concentração”, o teleporte se torna um item perfeito para uma fuga, mas fique atento, boa parte dos jogadores acaba comprando uma Esmagadora de crânios (item que fornece chance de atordoar o inimigo nos ataques corpo a corpo).

Cetro Divino de Eul

Um ótimo item para se adquirir, claro que não cabe de comprá-lo para todos os heróis, ele irá ajudar a ganhar tempo quando o Slark utilizar o Pounce em você, impossibilitando que ele consiga te bater.

Cajado da força

Um item muito útil também, porém é preciso usá-lo no momento certo, pois uma vez que o Slark acertar o Pounce em você, será necessário esperar acabar o efeito da habilidade para que você consiga utilizar o Cajado da força de maneira efetiva, garantindo assim uma distância segura para se movimentar.

Cetro fantasma

Excelente também para ganhar tempo quando for iniciado, ele te garante invulnerabilidade contra ataques físicos, principal fonte de dano do Slark.

Capa cintilante

Ela não é tão boa como os outros itens citados, pois pode ser facilmente counterada com uma dust, porém ela pode ser útil, além de forçar o inimigo a comprar dust também é possível utilizá-la nos aliados.

Orquídea malevolente

Esse é um item agressivo, uma vez silenciado, Slark não pode usar o Dark Pact para remover os efeitos negativos, nem utilizar o Shadow Dance para ficar invisível e fugir, facilitando bastante a iniciação no Slark.

Late game

Nesse momento da partida, é esperado que ele esteja muito forte, com sua build full, tendo ao seu dispor todos os recursos possíveis para ficar ainda mais difícil de matá-lo. Em contrapartida, sua equipe irá possuir mais recursos para desabilitar o Slark, fazendo com que isso se torne uma questão de execução.

A maneira de se comportar no late game, segue as mesmas regras das outras etapas da partida, não andar sozinho, possuir sentry's ( ou até mesmo uma gema nessa altura da partida) para não ser iniciado com ele invisível. Precisamos lembrar que o late game é um excelente professor para as pessoas gananciosas, sendo assim, um pick off no Slark seria muito bom nesse momento da partida, pegá-lo farmando de forma avançada ou uma smoke na floresta inimiga, vão garantir que ele fique muito tempo fora do game, podendo conseguir até a vitória, ou pelo menos forçá-lo a gastar sua recompra, um dos recursos mais importantes do late game.

Com bastante recursos no late game, a forma de lutar contra o Slark muda um pouco, pois agora é possível desabilitá-lo mais facilmente, mesmo que ele tenha feito uma BKB no mid game, nesse momento da partida ela irá durar poucos segundos ativada, tornando a vida do seu time um pouco mais fácil, preste atenção também se ele não possui uma Esfera de Linken's, ela pode cancelar uma magia de alvo, podendo ser capaz de arruinar uma boa oportunidade de iniciação. É preciso ter em mente que quanto mais itens defensivos ele fizer, menos agressivo ele se torna, causando menos dano e se tornando uma preocupação um pouco menos relevante, por isso, bons picks e os itens corretos contra o Slark fazem toda a diferença.

Itens recomendados para se comprar contra o Slark no late game

Lâmina Abissal

Excelente para controlá-lo, ela lhe garante que o adversário fique 2 segundos atordoado, porém é necessário estar próximo ao Slark para utilizá-la, de qualquer forma um ótimo item para se possuir no late game contra ele.

Foice de Vyse

Um dos melhores itens contra o Slark, com um controle incrível de 3.5 segundos e a uma distância considerável, a Vyse é perfeita para uma iniciação surpresa ou mesmo um desarme durante a team fight.

Lâmina Etérea

Ela tem a mesma função do Cetro fantasma, citado anteriormente, porém com ela você é capaz de selecionar o alvo, dando a possibilidade de utilizar em um aliado, dificultando a vida do Slark na hora de focar alguém além de ser mais um mecânismo de burst damage.

 

Seguindo as dicas citadas nesse artigo tenho certeza que sua efetividade e chances de vitória contra o Slark irão melhorar bastante, ele é uma grande "pedra no sapato" de muitos jogadores, principalmente os iniciantes, espero ter ajudado em mais um artigo e até a próxima!

Gostou desse artigo? Quer mais conteúdos desse tipo? Curta nossa página no Facebook e compartilhe com seus amigos!