Após um tempinho sem escrever para refazer o site, volto com um tema bastante polêmico, com a última grande atualização que o Dota 2 recebeu, o patch 7.07, inúmeras mudanças aconteceram, assim como no 7.00, com essas mudanças, vieram muitas reclamações, em diversos lugares acabei lendo os mais variados comentários, gente reclamando que Dota está virando LoL (League of Legends), que o Dota de antigamente era melhor, gente dizendo que iria parar de jogar porque acabaram com o jogo, enfim, de tudo que se possa imaginar, sendo assim, resolvi escrever este artigo dizendo a importância que essas grandes atualizações tem para o jogo, claro que nem tudo são flores, mudanças trazem adaptações, mas no fim elas causam mais benefícios do que malefícios, vem comigo acompanhar a importância dessas mudanças.

A evolução do jogo

O Dota não é um jogo muito novo, eu jogo ele já fazem 8 anos, então você que começou no no Dota 2 e acha que as coisas vem mudando demais, preciso te dizer que já foi muito mais diferente, para quem já joga desde que ele era um “mod” de Warcraft 3 assim como eu, sabe que ele sempre sofreu mudanças, claro nunca eram tão bruscas e grandes quanto foi o patch 7.00, mas o jogo sempre esteve em constante mudança, ao contrário do que muitos pensam, isso é ótimo, pois ele precisa mudar e se renovar para se manter vivo.

O metagame

O que seriam dos jogos competitivos sem os metagames? Eles são essenciais para manter esses jogos vivos, desafiando os jogadores a se adaptarem e descobrirem formas diferentes de se jogar o mesmo jogo, estimulando cada vez mais o cenário competitivo, fazendo com que a vida útil do jogo se prolongue, pois uma vez que ele não tenha mudanças e seja a mesma coisa, os jogadores vão simplesmente abandonar o mesmo, já pensou se estivessemos jogando o mesmo metagame de 3 anos atrás, sem nenhuma mudança? Seria terrível não acha? Por isso essas mudanças são bastante saudáveis, tanto para o jogo quanto para seus jogadores.

Novos itens e heróis

Passamos anos jogando Dota sem um número fixo de heróis, apesar de possuir um leque grande de opções, ter novos personagens em um jogo é algo comum e bastante esperado por seus jogadores, principalmente quando este jogo já possui anos no mercado. Com essas duas grandes atualizações que tivemos no intervalo de 1 ano, o jogo recebeu 3 novos heróis, não é o melhor dos cenários a nível de quantidade/frequência de lançamentos, porém já é alguma coisa, na verdade, para quem estava a 8 anos sem presenciar um herói novo, está de bom tamanho.

Além de novos heróis, tivemos itens novos lançados nessas atualizações, o que aumenta as possibilidades de combinações possíveis, o que é incrível não acha? Ter que se preocupar com novas possibilidades tanto do seu time, quanto do inimigo torna Dota 2 um jogo ainda mais complexo, além de afetar diretamente no metagame, trazendo todos os benefícios do mesmo citados anteriormente.

O mapa

Essa é uma das mudanças que particularmente eu sofro bastante no começo, mas é algo que me adapto rápido, essas mudanças no terreno do mapa afetam diretamente no posicionamento durante a partida, além de forçar os jogadores a descobrirem novas abordagens e estratégias, o que é muito interessante. A mais notável dessas mudanças foi o covil do Roshan, hoje ele se encontra posicionado de maneira que fica justo para ambas as equipes, mas nem sempre foi assim, antigamente quem jogava no time do Dire sempre tinha vantagem, o que era terrível, pois o Roshan é uma mecânica importantíssima do jogo, muitas vezes decisivo. Além disso, foram feitas muitas melhorias de acessibilidade pelo mapa, tornando o jogo mais dinâmico e trazendo muitas possibilidades novas.

Visibilidade no mercado de games

Com essas grandes atualizações, o jogo automaticamente acaba ganhando mais visibilidade no mercado de games, isso significa mais campeonatos (a agenda dos campeonatos para essa temporada está incrível), mais patrocínios para as equipes, mais streams, mais jogadores novos se interessando pelo jogo, mais feedback para a desenvolvedora e consequentemente um jogo melhor para todos nós.

Desafio pessoal (Adaptações)

Uma coisa muito interessante que essas grandes atualizações trazem, é o questionamento se você ainda é bom o suficiente para jogar mesmo com tantas mudanças no jogo, isso é muito intrigante, ao mesmo tempo que é desafiador, mantendo a chama de muitos jogadores em continuar jogando o jogo.

É claro que nem tudo são flores, algumas adaptações são mais dolorosas do que outras, muitas vezes acabam nerfando aquele herói que você tanto gosta, trocam a funcionalidade ou mecânica de um item que você utilizava bastante, mas isso não é motivo para se abandonar o jogo, ou simplesmente sair reclamando como um louco nas redes sociais, pelo contrário, tudo depende da maneira que você quer enxergar as coisas, que tal experimentar enxergar da maneira positiva?

Eu mesmo passei por isso inúmeras vezes na minha jornada de Dota, uma das mais difíceis, foi quando a marcha do Tinker foi trocada de dano físico para mágico, logo não era mais possível farmar os ancestrais, além da mudança na animação da ethereal blade, que ficou bem lenta até atingir o alvo, mas isso me desmotivou a jogar com o herói, me adaptei e continuei jogando com ele e tendo bons resultados, o que foi bastante divertido.

Jogue com heróis que você não está acostumado, se renove com os heróis que você já joga, prove para si mesmo que tudo depende da maneira que você trabalha o problema, isso é muito melhor do que ficar simplesmente reclamando, isso não agrega em nada, nem para você, nem para a comunidade do jogo. É claro que eu não poderia deixar de citar, que os mesmos que vivem reclamando a anos dessas mudanças, são os mesmos que estão jogando até hoje.... ou seja, é puro hábito de reclamar!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos para que possamos alcançar mais pessoas e curta nossa página no Facebook para não perder os próximos artigos, deixe também nos comentários as suas experiências com essas novas mudanças, o que você vem achando e como estão suas adaptações. Não esqueça de avaliar também, clicando nas estrelas logo abaixo (só aparecem quando você estiver logado).

Mas não se esqueça, para deixar o seu comentário ou avaliar este artigo é preciso que você possua um cadastro no site, ele é rápido e fácil, caso você já possua um cadastro, basta se logar em sua conta.

Abraços e até a próxima!