Hoje vamos falar sobre a arte do comeback, termo utilizado para indicar que um time que estava perdendo, recuperou a vantagem ou venceu a partida.

Jogar uma partida em que você está muito atrás, ou seja, perdendo o jogo, não é nada fácil, pois isso desencadeia uma série de problemas relacionados ao psicológico dos jogadores, o que geralmente acaba selando a derrota da equipe. Por isso, hoje vamos ver como jogar sob pressão preparando o seu psicológico, além de técnicas durante a partida para atingir o tão sonhado comeback.

Frase de reflexão que eu uso para minhas partidas:

“Se um jogador pensa na derrota, é porque ele já perdeu!”

Mantenha a calma e trabalhe o seu psicológico

Dota é um jogo extremamente competitivo, complexo e cheio de “mind games”, o que naturalmente gera bastante estresse, em situações como essa, onde você e seu time estão perdendo, o melhor a se fazer é se acalmar. Nada de discussões ou ficar apontando os erros alheios, isso não irá agregar em absolutamente em nada, muito pelo contrário, apenas irá selar sua derrota. Procure se manter motivado, passe essa motivação para os seus companheiros de equipe, isso irá ajudar bastante no árduo trabalho que é se recuperar em uma partida que parece impossível de se vencer.

É preciso ter em mente que a capacidade de jogar sob pressão é uma característica básica de um bom jogador, ele já possui o seu psicológico trabalhado para agir nessas situações e não irá se abalar com a pressão, pelo contrário, ele irá se concentrar o máximo possível para errar menos, pois uma vez nervoso, você tende a errar cada vez mais, por isso mantenha a calma e se concentre!

Eu particularmente gosto de seguir a seguinte linha de raciocínio para essas situações:

Eu e meus companheiros de equipe somos espelhos uns dos outros

Se um jogador tende a exaltar a derrota, dizendo que é impossível de vencer e apontar os erros dos outros, isso se tornará um ciclo sem fim. Uma vez algum dos jogadores expõe uma opinião de forma convicta, os outros tendem a seguir a mesma mentalidade, por isso, seja o primeiro a motivar e incentivar o trabalho de equipe, automáticamente seus companheiros irão expressar pensamentos motivados para se manterem vivos no jogo, lembre-se, manter sua equipe motivada nesse momento é fundamental!

A derrota eu já possuo, se eu quiser vencer, preciso mudar!

Isso é algo bastante comum de acontecer, por conta do nervosismo, além de cometer erros que normalmente você não cometeria, você fica incapaz de enxergar o óbvio, se você está nessa situação e continua jogando da mesma forma, certamente você irá perder. É preciso ter calma para enxergar no que você está errando para mudar e se adaptar o mais rápido possível.

Preciso esconder minhas fraquezas

Esse é um conceito básico de qualquer jogo, se o seu adversário perceber que você não está confiante ou está nervoso, ele irá explorar isso sem dúvida alguma! É preciso demonstrar que você sabe o que está fazendo e está vivo no jogo, como disse anteriormente, Dota é cheio de “mind games”, onde você pode explorar o seu adversário para obter vantagem ou ser explorado.

Evite team fights

A última coisa que uma equipe que está perdendo deve fazer são team fights, pelo simples fato de estar mais fraca, as regras aqui são simples:

Procure trocar torres sempre que possível

É muito mais vantajoso trocar uma torre do que tentar defender e tomar um team wipe, por isso sempre que possível tente trocar torres, dessa forma você consegue mais ouro para sua equipe e ao mesmo tempo ganha espaço no mapa, provavelmente a equipe que está vencendo irá voltar para defender, porque para eles essa troca é horrível.

Abuse do split push

Complementando o tópico anterior, abuse do split push para avançar as lanes, você irá farmar, ganhar experiência e forçar os adversários a voltar para defender ao mesmo tempo, essa uma técnica fundamental para evitar as team fights enquanto você estiver fraco demais para isso.

Considere lutar com vantagem numérica

Deve-se evitar de lutar o máximo possível, porém é preciso considerar uma briga caso esteja em vantagem numérica, essa pode ser uma brecha para punir os seus adversários, caso saiam vitoriosos da team fight, pode ser levada uma torre, conseguindo mais espaço no mapa e ouro para todos da equipe, sendo assim, procure avaliar se a luta é viável, se mesmo em vantagem numérica chegarem a conclusão que vão perder, continue farmando e avançando as lanes.

Procure por pickoffs

Como as team fights são inviáveis, os pickoffs são a melhor forma de conseguir finalizações nos adversários, procure explorar as smokes para facilitar esses pickoffs ou tente punir os adversários jogando em volta do erros deles, como por exemplo, um herói pushando uma torre sozinho.

Analise o adversário

É preciso analisar o adversário, pois pode ser que você esteja perdendo para um ou dois heróis específicos, que acabaram fazendo um snowball, isso significa que o time adversário está dependente desses heróis, através dessa análise, você e seus companheiros de equipe irão traçar uma estratégia para se preparar para esses heróis específicos, isso vai desde focá-los nas team fights, até montar builds adaptadas para lidar com eles.

Essa análise é bastante importante, identificar a verdadeira dificuldade da partida a tempo, pode mudar totalmente o rumo que ela irá tomar, procure isolar esses heróis específicos para desconstruir o time adversário, fazendo com que a maior vantagem deles se torne também sua maior fraqueza, dessa forma, certamente ficará mais fácil de voltar na partida.

Trocas inteligentes

É preciso saber fazer trocas com sabedoria, morrer nunca é algo bom, mas nessa situação, morrer um suporte ou um offlane pelo carry adversário, pode ser uma troca muito vantajosa. Fazendo uma ligação com o tópico anterior, vamos supor que o carry adversário seja o herói que realmente está forte, é para ele que você está perdendo, fazer uma troca de 2 para 1 por exemplo, é um excelente negócio, pois ele irá proporcionar uma grande quantia de ouro, além de ficar bastante tempo morto, atrasando um pouco o farm dele. Por isso, nas team fights, sempre que possível, análise como será feita essa troca e se ela realmente valerá a pena.

Mind Games, explore a confiança do adversário

Na situação de vantagem, é comum os jogadores ficarem com excesso de confiança, isso pode ser uma fraqueza a ser explorada. Com a certeza da vitória em mente, muitos acabam se dando ao luxo de realizar dives desnecessários ou jogadas arriscadas que podem comprometer o resultado de sua partida. É nesse momento que você e sua equipe precisam estar atentos, para puni-lo de forma que ele perca toda a vantagem que obteve, é preciso lembrar que quanto mais forte o adversário estiver, mais ouro e experiência ele irá fornecer, sendo assim procure explorar ao máximo cada oportunidade dessa que aparecer, pois o Dota é feito de detalhes, uma jogada errada pode comprometer toda a partida.

Force o late game

Tendo em mente que as team fights não são possíveis no momento, o que resta para a equipe que está perdendo, é fazer o máximo possível para arrastar o jogo para o late game, onde talvez ela tenha uma chance de vencer com os seus cores um pouco mais fortes, além de conseguir lutar na base.

Por isso procure utilizar as regras do tópico “Evite team fights” o máximo possível, até o jogo se estender para o late game, vá trocando torres até vocês terem somente as torres do início da base para defender (T3), faça split push para forçar os adversários a voltarem sempre que estiverem pushando alguma lane e procure lutar o mínimo possível, para evitar de morrer e aumentar ainda mais a vantagem que a equipe adversário já tem.

Priorize o farm

Sempre que você está perdendo a partida, naturalmente você perde espaço de mapa, devido a suas torres que são destruídas, logo, farm é algo extremamente escasso. A equipe precisa saber distribuir esse farm com sabedoria, sempre priorizando os cores (Carry e Mid), pois são eles a esperança do late game, sendo assim, tenha em mente que o pouco de farm que tem é deles, com algumas exceções para itens chaves de alguns suportes ou offlanes.

Cuidado com o Roshan

Naturalmente a equipe que está vencendo tende a fazer o Roshan, a equipe que está perdendo precisa tomar muito cuidado ao tentar contestar, pois essa luta pode selar sua derrota. Uma vez que a equipe adversária está mais forte, dificilmente você conseguirá vencer essa luta, perdendo ela e entregando o aegis para o carry inimigo, provavelmente você irá no mínimo, perder as barracas de alguma lane, supondo que só tenha as T3, ou pelo menos irá perder uma ou duas T2 sem necessidade, deixando de farmar e ampliando a vantagem inimiga.

Sendo assim, evite de fazer essa luta no Roshan, procure trocar por alguma torre e empurre as lanes o máximo possível para forçar os inimigos a voltarem, além de ser uma forma de ganhar tempo, tenha sempre em mente que lutar na base é mais vantajoso do que arriscar a partida que vocês tanto lutaram para chegar no late game.

Para exemplificar essa situação, nada melhor que essa iconica team fight do TI5:

Defendendo no high ground

Depois de trabalhar bastante durante a partida, chegou a hora da verdade, o momento que vai determinar se a vantagem dos adversários irá prevalecer, ou se a sua equipe conseguiu recursos suficientes para uma luta mais disputada. Esse é um tópico um pouco complexo, então irei dividi-lo em sub-tópicos para facilitar o entendimento:

Devo guardar ouro para recompra (buy back)?

Se você passou a partida inteira perdendo, dificilmente você terá ouro para essa recompra, mas é preciso dizer que nessa situação a recompra não é algo que deve ser muito cogitável, pelo fato de que você precisa de itens para conseguir lutar nessa team fight, sua recompra dificilmente terá um grande impacto, uma vez que você nem sequer tem itens para brigar, além de suas habilidades estarem em tempo de recarga, então para essa situação específica, vale mais apena ir para o “all win” e investir em itens, para tentar vencer a luta mais importante da partida.

Use a fortificação da torre com sabedoria

O que acontece com facilidade é de alguém utilizar a fortificação no momento errado, certifique-se de ter ela disponível para essa team fight, pois ela será de extrema ajuda quando sua torre estiver sendo alvejada, você deve usar a fortificação para ganhar tempo até achar o momento certo para iniciar a luta.

Posicionamento

Esse é fator chave dessa luta, saber se posicionar para iniciar ou desarmar uma iniciação inimiga é fundamental para conseguir uma boa luta. Os suportes devem ficar o mais na retaguarda possível, para evitar de serem iniciados, é importante que o cores nessa altura da partida possuam uma BKB, pois eles serão os alvos principais da equipe inimiga, uma vez que eles sabem que o únicos que conseguiram farmar foram os cores.

Para tentar elucidar melhor essa questão do posicionamento, selecionei um vídeo antigo de uma team fight entre as equipes da Navi e Vega, onde podemos ver bem essa questão de como se posicionar, a luta de fato acaba aos 1:45, após a equipe da Vega utilizar a recompra para voltar na luta e mesmo assim acaba morrendo novamente, em seguida a equipe da Navi se direciona a base inimiga para levar as barracas do mid, vamos assistir o vídeo e em seguida fazer uma breve análise de como ocorreu essa team fight.

A primeira coisa que podemos notar nessa luta, é o posicionamento extremamente recuado dos suportes, eles estão lá trás, fora do alcance dos adversários para uma possível iniciação, além disso, o Nyx, que era o offlane da equipe, está escondido entre as árvores, pronto para uma investida ou então defender o Gyro rapidamente, naquela posição, ele está muito próximo da luta sem ser visto, o que pode surpreender os adversários, além de conseguir um ótimo tempo de resposta.

Em seguida podemos notar que apenas o Gyro fica exposto, afinal ele foi a prioridade de farm, garantindo os itens necessários para fazer essa linha de frente, ele possuía BKB para não ser iniciado, além de um Satânico para obter uma sobrevida.

O mid (Magnus) fica um pouco atrás dele, mas fora do campo de visão da equipe adversária, onde ele foi capaz de realizar uma linda iniciação que basicamente venceu a team fight. Mas além da técnica e velocidade que ele teve para utilizar o cajado de força e sua adaga de translocação para conseguir uma inversão de polaridade, tem um detalhe muito importante que eu guardei para citar aqui mais para o final, que é sobre a questão da visão, veja atentamente aos 0:32 do vídeo, que a equipe da Navi possui uma ward no high ground onde a equipe da Vega estava, foi graças a ela que o Magnus foi capaz de realizar essa bela iniciação.

Somente após a iniciação do Magnus que os suportes e o offlane aparecem, garantindo que eles não sejam alvos dos adversários, eles entram simplesmente para finalizar a luta com suas habilidades complementares, no caso o ultimate do Disruptor juntamente com o ultimate da Winter Wyvern, selando a vitória da team fight.

Come Back is real, de volta no game

Se você e sua equipe chegaram até aqui, parabéns! Isso significa que o trabalho em equipe funcionou e vocês conseguiram levar para o late game com os recursos necessários para conseguir lutar na base.

Aqui é um momento que é preciso analisar algumas coisas para dar continuidade na partida, primeiro é preciso se certificar das recompras da equipe adversária, como acabamos de ver no vídeo, a equipe da Vega tinha utilizado a recompra nos seus principais heróis, o que deixa a equipe da Navi livre para levar tudo no mid.

Esse “gg” direto no mid nem sempre é possível, caso isso aconteça, procure levar o máximo de torres/barracas possíveis para ganhar espaço de mapa, utilize o tempo que foi ganho para ganhar visão desse novo espaço do mapa, os suportes devem posicionar wards mais ofensivas para obter uma visão além de sua própria base.

Finalizando a partida

Uma vez que a partida está igualada, ou até mesmo sua equipe passou a equipe adversária nos gráficos de ouro e experiência, finalizar a partida ainda não é algo simples, esse é basicamente um tópico extra, pois detalhar tudo que seria possível a essa altura da partida deixaria esse artigo muito extenso, porém vou citar os tópicos que considero importante para finalizar a partida e concretizar o comeback:

Garanta o máximo de visão possível no mapa

Certifique-se que sua equipe possui recompra antes de iniciar uma nova team fight

Fique atento ao Roshan, agora que sua equipe é capaz de brigar, ele é uma peça importantíssima para finalizar a partida

Utilize os mind games ao seu favor, a equipe adversária provavelmente estará meio desestruturada com essa reviravolta

Ao tentar uma investida em alguma lane, certifique-se que as outras estão avançadas, nessa altura da partida, os adversários possuem muito dano e você pode perder suas torres e barracas muito rápido

Certifique-se de sempre possuir um TP no seu inventário

Procure utilizar uma smoke para surpreender os adversários

Não esqueça do seu posicionamento baseado na função que você está exercendo

Conclusão

Ufa! Quanta coisa vimos hoje, podemos concluir que a arte do comeback é algo bastante complexa, porém não é impossível. Precisamos manter a calma para conseguir dar continuidade na partida, além de conseguir trabalhar com recursos reduzidos devido a desvantagem em que nos encontramos, não se esqueça também de jogar em volta dos erros dos adversários e procure explorar cada brecha que for possível, para assim atingir o tão sonhado comeback, que não é fácil, mas é aquela velha história, de virada é mais gostoso!

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos para que possamos alcançar mais pessoas e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para não perder os próximos!

Abraços e até a próxima!