Sabemos que a offlane é extremamente complicada, onde seu objetivo é não morrer, ganhar o máximo de experiência possível e conseguir um farme mínimo para tirar seus itens iniciais. Com uma fase de rotas tão difícil e sussetiva a erros, preparamos 7 dicas para você se lembrar quando for jogar na offlane.
 

1 - Faça picks consistentes, escolha um herói com capacidade de sobrevivência ou um mecanismo de escape.

Devido ao número de desvantagens da offlane, o foco primário de um offlaner deve ser tentar ganhar a maior quantidade de farme possível, impedindo o inimigo de fazer o mesmo. Como tal, escolher heróis que podem segurar muito dano ou podem sair de uma briga rapidamente é essencial para sobreviver na offlane.

Bristleback, Timbersaw, Dark Seer, Clockwerk e Slardar são todos excelentes heróis a esse respeito, eles são capazes de pressionar a lane e ao mesmo tempo permanecer nela por longos períodos de tempo.
 

2 - Aprenda a blocar os creeps e mandar seu creep ranged ir na frente

Essa é uma dica bem simples, porém muito útil, deixando o seu creep ranged ir na frente, você garante que a creep wave inimiga avance, dessa forma você conseguirá farmar com mais facilidade próximo a sua torre.
 

3 - A lane está muito difícil? Começe pela floresta!

Se você perceber que a lane está muito difícil, onde não é possível conseguir experiência e você irá feedar, procure começar pela floresta ( jungle ), mesmo que o carrier adversário fique em total free farme, é melhor fazer isso do que ficar morrendo consecutivamente na lane e deixando os inimigos mais fortes e você cada vez mais para trás. É preciso ter em mente que a experiência é uma das coisas mais importantes para o offlane, então nesse caso, começar pela floresta é uma excelente alternativa, apenas fique atento para sua torre não cair muito rápido, quando os creeps chegarem nela, procure farma-lás e evite que sua torre receba um dano desnecessáro para pronlogar a vida da mesma.
 

4 - Não tente destuir a torre inimiga sem ajuda

A menos que você tenha colocado uma ward na offlane ou estiver sendo apoiado por um aliado, é sempre melhor jogar com segurança, tentando farmar as creeps o mais próximo possível da sua torre. Isso lhe permitirá garantir experiência e ouro mais fácilmente, também tornará a vida de seus oponentes muito mais difícil devido ao alcance da torre.

Com isso dito, destuir a torre do inimigo abre uma série de pontos de entrada na floresta inimiga, concedendo a sua equipe uma grande vantagem. Considere suas opções com cuidado, pois morrer nessa situação significa ficar sem obter experiência ( muito importante para um offlane ) e uma longa caminhada de volta a sua base.
 

5 - Deny!

O offlane não deve se focar somente em farmar, mas também deve limitar o farme dos oponentes o máximo possível. Para esse fim, negar seus creeps é uma habilidade importante que deve ser praticada constantemente. Embora seja quase sempre melhor garantir um last hit em vez de uma negação, uma vez que os inimigos estão dividino experiência, negar os seus creeps se torna algo muito mais relevante do que em outras lanes.

As recentes mudanças de negação na atualização do 7.06 também fazem o deny muito mais importante para ganhar experiência. Agora a creep negada concede a equipe que a negou 30% da recompensa do XP, o que significa que é muito mais fácil para os offlaners ganhar níveis confortavelmente.


6 - Evite ganks e ganhe experiência de maneira segura através da fog

A fog ( parte não visível para um jogador ) é uma mecânica muito importante para um offlane, você precisa ficar atento para não ser gankado pelos suportes através dela, geralmente eles acabam dando a volta pelas laterias da lane, facilitando a iniciação no offlane. Outra coisa importante é saber utilizar a fog para obter experiência com mais segurança, utilizando pontos estratégicos para ficar escondido e conseguindo obter experiência sem se expor.

Quando as creeps estiverem no meio da lane, cuidado ao avançar, os circulos acima mostram os possíves pontos onde os suportes podem dar a volta, garantindo uma iniciação com muito mais facilidade e sem que o offlane perceba, então, sempre preste muita atenção no mini mapa, fique atento também com o mid adversário, nesse ponto ele pode subir pelo rio e te matar pelas costas.
 

Este exemplo serve para quando o carrier ou os suportes inimigos estiverem farmando stacks ( acúmulos ) de creeps neutras, dessa posição é possível  roubar um pouco de experiência deles.
 

Outro ponto que é possível se esconder para obter experiência sem se expor, ele serve para quando as creeps estiverem no meio da lane, tenha cuidado na hora de sair para não ser iniciado pelos adversários, lembre-se também que esse é um ponto onde os suportes podem ficar para gankar você também.
 

Um dos melhores pontos para se obter experiência sem aparecer na lane, ele serve quando a lane estiver avançada, geralmente a situação mais difícil e arriscada de se conseguir experiência.
 

Esse serve para quando lane estiver próxima da torre inimiga, ela não é tão boa pois é arriscada, você precisa ter certeza que os suporte inimigos não estão por perto para não morrer, do contrário ela serve muito bem para conseguir uns pontinhos de XP.


7 - Compre os itens corretos para sobreviver nessa lane

Uma vez que você já sabe que a offlane não será fácil, é preciso comprar os itens corretos para sobreviver com por lá.

- Antes de tudo, regen e mais regen, os suportes inimigos irão de atrapalhar bastante nessa lane, então é preciso de bastante regen para se sustentar, procure sempre sair com 4 tangos e 1 pote de regen, com isso você já terá um sustento inicial para permanecer na lane, caso necessário, peça para o entregador te trazer mais.

- A questão da ward, peça para os suportes do seu time lhe forneçam uma, assim você não precisa gastar gold com isso, ela lhe garantirá uma visão precisiosa da lane, diminuindo as chances de você ser gankado.

- O magic wand é um item bom para praticamente todos os heróis no começo do jogo, ele irá te fornecer status, que é excelente para o início do jogo, uma vez que você vai apanhar bastante dos suporte adversários e também acumula cargas a cada magia que um inimigo utiliza, podendo te fornecer vida e mana em situações oportunas.

- A quelling blade não é indispensável, porém ela te ajuda bastante a farmar, principalmente debaixo da sua torre, ajuda a farmar a floresta ao lado da offlane também, é um item muito bom, eu recomendo.

- Stout shield, esse sem dúvidas é indispensável, ele irá absorver muito dano dos suportes quando forem te zonear e te bater para afasta-lo da lane, não esqueça dele!

- A bota é um item básico para todos os heróis, mas é válido de citar que na offlane ela tem muita importância na fase de rotas, pois uma vez que você tem mais velocidade de movimento que os suportes adversários fica mais difícil para eles tentarem uma inciação em você.

As garras de ferro foi descontinuada após o patch 7.07

- Uma vez que você comprar a quelling blade, é muito válido evoluir ela para as garras de ferro, assim como a quelling blade ela vai te ajudar a farmar os creeps com mais facilidade, principalmente os neutrais, uma ótima opção para garantir um gold extra na floresta além de te fornecer um pouco de armadura.

- O clarity é um item situacional, se o seu herói é do tipo que precisa de mana para farmar, ou então você está aguardando o seu time para fazer uma rotação, é sempre válido ter uma guardada para manter os pontos de mana suficientes para utilizar suas magias.


Colocando essas 7 dicas em prática, tenho certeza que você irá melhorar o seu desempenho nessa lane tão difícil, conseguindo mais ouro e experiência sem se expor e garantindo um mid game muito mais agradável e com mais impacto. É isso e até a próxima!