A posição de suporte é uma das mais cobradas no Dota 2, uma vez que ela é responsável pela estrutura da equipe na fase de rotas, caso os suportes não façam o seu papel com qualidade no começo da partida, sem dúvidas a equipes terá um mid e late game complicado. Pensando nisso, preparei um artigo com 10 dicas para você desempenhar essa função com mais qualidade, boa leitura!

1 - Aprenda a selecionar o suporte que a sua equipe precisa

Essa é uma dica bem específica para as partidas rankeadas, é preciso ser capaz de visualizar quais são as necessidades de sua equipe, lembre-se que os suportes são responsáveis pela maior parte de suprir essas necessidades com base em suas habilidades, sendo assim realizar um bom pick é indispensável.

É claro que os suportes nunca são os últimos picks a serem selecionados em uma partida, muito pelo contrário, geralmente são os primeiros, logo fica difícil de analisar a outra equipe, uma vez que eles ainda não selecionaram seus heróis ou apenas alguns. Antes de tudo, é preciso ter bom senso, garanta que pelo menos um dos suportes seja ranged (ataque à distância), dessa forma será mais fácil de zonear o offlane inimigo e você não corre o risco de ter três heróis melee na lane. Procure conversar com sua equipe para ter uma noção do que eles pretendem selecionar, dessa forma você terá uma noção das habilidades que seu time irá precisar, mesmo sem ver os picks inimigos, procure ter certeza que um dos suportes possua algum controle para facilitar as iniciações, principalmente na fase de rotas.

Para finalizar essa primeira etapa dos picks, tem mais duas coisas importantes a serem levadas em consideração, os out picks e o meta game. O primeiro não é tão trivial, uma vez que os suportes são na maioria das vezes os primeiros a serem selecionados, mas não deve-se ignorar essa situação, às vezes vai acontecer de ser possível dar um out pick com um suporte, então fique atento aos heróis adversários para não perder as oportunidades. O meta game é algo bem importante, ele se aplica para todas as posições do jogo, porém é sempre importante reforçar, não tente “inventar moda”, estude quais são os melhores heróis do meta junto ao que sua equipe precisa, dessa forma você deixa os picks do seu time mais consistentes e adquire vantagem na partida.

Suportes de controle

 

Suportes de utilidade

 

2 - Entenda a diferença de suporte 5 para suporte 4

Não tenho dúvidas que boa parte dos jogadores de suportes não entende essa diferença, os iniciantes então se quer sabem que essa divisão existe, ela é muito importante para entender como se comportar na partida, utilização de recursos e compra de itens.

Suporte 5

Esses são os suportes que dedicam seus recursos mais para o time, ficando responsável pela maior parte das wards, sentrys, smoke e etc. Na maioria das vezes, são heróis de utilidade, que não precisam de nenhum item “core” para fazer uma grande diferença na partida, por isso eles acabam dedicando mais os seus recursos para a equipe.

O suporte 5, geralmente é o tipo de suporte que fica mais na lane, sem tantas rotações, porém não é regra, o que acontece é que na maioria das vezes eles são heróis defensivos, que não possuem grandes habilidades para iniciações, por isso eles são muito mais úteis defendendo o carrier do que tentando um possível gank.

Suporte 4

Esses são basicamente o oposto dos suportes 5, são heróis que geralmente precisam de um item core para ter um real impacto na partida, geralmente é a blink dagger ou aghanim’s. Dessa forma, eles acabam dedicando menos recursos para a equipe que o suporte 5, isso não significa que eles não compram os itens de utilidade, como as wards, sentrys, dust, smoke e etc, essas sempre serão as prioridades do suportes, porém o suporte 4 acaba investindo menos, para assim conseguir comprar o seu item core. Diferente do caso anterior, eles possuem habilidades mais agressivas, dessa forma eles são os que acabam mais rotacionando, garantindo algumas finalizações para o mid ou offlane

3 - Comunicação, voz ativa e aprendendo a dar as call’s da partida

Comunicação é algo que todos os jogadores, independente da posição, devem utilizar de maneira inteligente e educada, mas é preciso ter em mente que os suportes são a base do time, principalmente na fase de rotas, parte crucial da partida, logo eles devem ser o principal canal de comunicação da equipe. Isso nos leva direto ao segundo ponto, já percebeu que a maioria das equipes profissionais, tem como capitão do time e responsável pelas calls da partida um suporte? Para mim, isso se deve ao fato de que os suportes são os que conseguem ter a melhor visão de jogo dentro da partida, uma vez que eles não precisam se preocupar constantemente com os last hits para farmar, naturalmente sobra mais tempo para enxergar o mapa, ter noção de onde estão os outros jogadores e planejar jogadas, claro, isso não é uma tarefa fácil, requer muita experiência e noção de jogo, porém eu recomendo a você, que joga de suporte, a treinar sua comunicação e essa visão de jogo, para um dia ser capaz de realizar as calls da sua partida, uma coisa é fato, um time precisa de um líder, que tenha experiência e possa orientar a equipe a tomar as melhores decisões, se você joga de suporte, essa é a sua oportunidade, garanto que um time com alguém experiente, que se comunique de maneira educada, ganha muito mais confiança na partida, isso serve tanto para o competitivo, quanto para suas partidas ranqueadas, onde talvez essa seja uma excelente forma de se reposicionar e mudar a forma que sua equipe joga.

4 - Wardar de maneira inteligente

Colocar as wards no mapa a princípio parece ser algo simples, porém tem alguns detalhes que muitos jogadores não se atentam, detalhes esses que podem fazer a diferença entre simplesmente distribuir wards pelo mapa e wardar de maneira inteligente.

A primeira regra na hora de wardar é não morrer, isso é péssimo por dois motivos, primeiro que você morreu obviamente, o segundo que agora os adversários sabem onde você colocou a sua ward, eles vão removê-la logo em seguida. Por isso, na hora de wardar, procure fazer isso acompanhado do outro suporte, ou de algum outro aliado, evite também de aparecer no mapa, assim você garante que os adversários não vejam o seu inventário e percebam que você estava ali para colocar uma ward.

Outra lição importante é wardar na smoke, assim você tem certeza que os adversários não viram onde você colocou suas wards, porém vai além disso, vamos supor que sua equipe bateu uma smoke para gankar na floresta inimiga, leve pelo menos uma ward com você, dessa forma você faz várias coisas ao mesmo tempo, visualiza onde os adversários estão no mapa, mata um adversário e ainda ganha visão da floresta inimiga, percebe a eficiência disso?

Com isso em mente, procure aplicar essa mecânica do jogo da forma mais eficiente e inteligente possível, esses detalhes quando somados na partida fazem muita diferença.

5 - Controle de lane com Pull e zoneamento

Se você quer garantir uma fase de rotas tranquila para o seu carrier e dificultar a vida do offlaner adversário, aprender a controlar sua lane é essencial, seja para recuar ou avançar, na maioria das vezes você querer recuar, garantindo que o seu carrier farme próximo a torre e offlaner fique exposto para conseguir experiência. Sabendo disso, é preciso ter muito cuidado para se fazer um pull (atrair os creeps da lane para lutarem com os creeps da floresta), pois essa mecânica mal aplicada, pode resultar em uma lane extremamente avançada, justamente o que você não deseja no começo do jogo.

Quando bem executada, essa é uma mecânica que recua sua lane de maneira bem drástica, fazendo com que o seu carrier farme cada vez mais recuado e próximo a sua torre, então é muito importante você se comunicar com ele, pois recuar demais sua lane e forçar o carrier a farmar literalmente embaixo da torre não é algo bom, por isso fale com ele para vocês encontrarem a lane ideal.

No vídeo abaixo você visualizar como realizar o pull em diversas situações e em lugares diferentes do mapa

Na imagem abaixo você também pode visualizar os tempos exatos para cada campo de creeps da floresta, uma alternativa mais fácil para decorar.

A imagem utilizada é com base no patch 7.07

Créditos da imagem - https://goo.gl/2icpgA

Uma vez que sua lane está controlada e recuada, é hora de zonear o offlaner adversário, porém muita gente, mas muita mesmo, faz isso da maneira errada, atacando o offlaner próximo aos creeps e puxando o agro, apanham dos creeps, avançam a lane que estava recuada, enfim, tudo errado. Para zonear de maneira eficiente, é preciso dar a volta pelas laterais da lane, evitando de ativar o agro dos creeps e impedindo que o offlaner chegue perto para ganhar experiência, caso ele avance, ficará exposto para uma iniciação, onde ficará fácil de finalizá-lo.

No vídeo abaixo você pode ver como fazer isso da maneira descrita.

*** Esse é um vídeo antigo, antes do patch 7.0, porém ele exemplifica com clareza o ato zonear o offlane impedindo que ele ganhe experiência.

6 - Rotacionar com eficiência

Saber rotacionar é algo fundamental se você quiser se tornar um bom suporte, elas garantem pressão nos adversários na fase de rotas, são extremamente benéficas aos heróis da lane que foi rotacionada e ainda deixa o carrier pegando um pouco de experiência sozinho.

Mas como nem tudo são flores, rotacionar não é algo tão simples de fazer, pelo menos não com eficiência, uma vez que a sua rotação não resultou em nenhuma finalização para sua equipe ou alguma vantagem no geral, ela muito provavelmente foi uma perca de tempo.

As rotações na maioria das vezes tem um único objetivo, conseguir uma finalização, seja porque as outras lanes estão perdendo ou simplesmente para causar mais pressão caso estejam vencendo. A eficiência nessas rotações consistem basicamente na execução e custo benefício, sendo assim, vamos aos pontos que devem ser levados em consideração para boas rotações:

Aproveitar o tempo gasto na rotação para wardar

Dica simples, porém eficiente, dessa forma você otimiza o tempo realizando duas tarefas de uma só vez, por isso, quando for rotacionar, peça ao entregador para trazer wards.

Após uma rotação, seja ela bem sucedida ou não, aproveite para realizar acúmulos na floresta

Extremamente útil para os cores, uma vez que os suportes realizam essa tarefa, eles não precisam sair da lane, dessa forma você ganha muito tempo para o seus companheiros além de aumentar o patrimônio líquido deles.

Rotacione na hora certa

Por mais que os seus companheiros estejam pedindo para que você realize uma rotação para a lane deles, você precisa ter visão de jogo e certeza que isso não irá prejudicar o seu carrier, por isso avalie bem como está sua lane antes de sair atendendo pedidos.

Outra coisa importantíssima, procure rotacionar quando estiver de noite, nesse momento todos os jogadores acabam tendo sua área de visibilidade reduzida, assim você facilita sua vida na hora de iniciar os inimigos e também para se locomover pelo mapa, aumentando as chances do seu gank ser efetivo.

7 - Visão de mapa

Qualidade indispensável para qualquer suporte, ela faz toda a diferença no decorrer da partida, irei dividir esse tópico em duas partes:

Wards e sentrys

Uma boa visão de mapa pode ganhar o jogo, uma vez que seu time nunca será pego de surpresa, vocês podem se movimentar pelo mapa sabendo a localização ou movimentos dos inimigos, o mais importante é que sua equipe sempre terá uma melhor iniciação / contra iniciação nas lutas devido a vocês saberem as posições exatas dos inimigos.

Tenha em mente: Wards ganham jogos!

Como suporte, é seu trabalho manter ficar de olho nas wards e certificar-se de que sua compra nunca esteja em tempo de recarga. Um suporte deve ter uma boa compreensão de quando e onde coloca-las.

Atenção ao mapa e o que está acontecendo na partida

Como dito anteriormente, os suportes são os melhores heróis para ficar de olho no mapa, então preste bastante atenção no que está acontecendo, as rotações aliadas e adversárias, como andam as outras lanes, o controle das runas e sempre possua um TP com você, assim você consegue ajudar as outras lanes em uma contra iniciação caso eles sejam gankados.

8 - Trocas inteligentes

Esse é um tópico complicado, porém já vi inúmeras situações onde o suporte não fez o que deveria ser feito e isso muda totalmente o rumo da partida.

É preciso ter em mente que morrer nunca é algo bom, porém existem situações é preciso se avaliar e considerar a sua morte ao invés de sua aliado. Vamos supor uma situação em que seu carrier está para morrer, porém você tem alguma forma de salvá-lo, só que isso lhe custará morrer no lugar dele, como acabei de dizer, já presenciei situações onde os suportes simplesmente deixaram o carrier para trás e optaram em não fazer a troca. Isso acarreta em vários problemas, o primeiro é confiança entre a equipe, pois o carrier é sim a prioridade, certamente ele irá reclamar com você caso o abandone em um situação dessas pelo fato de morrer no lugar dele.

É preciso avaliar que você morrendo no lugar do seu core, acarreta em muito menos gold para os adversários, primeiro que os suportes geralmente não possuem grandes patrimônios líquidos e nem muita experiência, sendo assim, a troca faz total sentido, se existe a possibilidade da troca, faça! Existe também o fato que dependendo da situação da partida, isso pode custar a derrota, por isso avalie bem e entenda, vida de suporte não é fácil!

9 - Teamfights e Posicionamento

De um modo geral, se você sobreviver nas lutas de equipe, você terá uma parcela muito boa de experiência e ouro proveniente das assistências.

Há situações em que a equipe adversária acaba focando tudo nos heróis mais frágeis em uma luta de equipe. Mesmo quando o suporte está posicionado na parte de trás de seus aliados, a equipe oponente às vezes ainda decide iniciar sobre ele primeiro. E as consequências? A equipe adversária trocou toda a equipe por um “mero” suporte. Como um suporte, você quer que isso aconteça, porque trocar um suporte por quatro ou cinco heróis inimigos é um ótimo negócio, mas é claro que a vida é difícil quando você continua morrendo e não recebe experiência nem ouro.

Existem dois motivos principais que levam à situação acima:

1- Seu nível é menor e eles pensam que podem matá-lo instantaneamente - matar os suportes da sua equipe dá uma vantagem ao oponente.

2- Eles simplesmente te odeiam. Devido a você ser o herói chave ou simplesmente te odiaram porque você é irritante, irritante e mal-humorado. Sim, Dota 2 é tudo sobre jogos mentais, e as pessoas tomam decisões que acontecem no jogo de forma bastante pessoal às vezes (mesmo nos jogos pro-tier).

As pessoas sempre levam os jogos para o pessoal. Use, ou melhor, o abuse disso.

Em qualquer jogo "difícil" (onde todos no jogo sabem exatamente como jogar com cada um de seus próprios heróis com eficiência e eficácia) você precisa ser aquele que sabe como funciona cada herói para que você possa fazer o seu trabalho de suporte adequadamente. No que diz respeito à interação com a equipe adversária, seu objetivo como suporte é, em última instância, ser irritante, irritante e malandro.

Você deve forçar os oponentes a jogar com seus heróis fora de suas zonas de conforto, confunda eles, uma vez que você sabe exatamente o que eles querem para seus heróis. Mexa com seus hábitos de acertar, estrague o tempo de seus itens principais, não deixe os oponentes conseguirem facilmente o que desejam. Você faz o jogo ser muito mais difícil para eles. Quando você começa a fazer essas coisas, tendo em mente que "as pessoas sempre levam os jogos para o pessoal", os adversários começarão a cometer erros. Não importa o quão bom eles estão jogando com aquele herói ou o quão bom eles no geral, quando você força os oponentes a gastar sua energia em algo psicológico, mexendo com sua estabilidade mental, e isso só pode ser uma coisa boa para o seu time.

Simplificando, quando os adversários precisam gastar esforços para lidar com os suportes, mais esforço eles vão precisar para lidar com seus heróis cores. Além disso, enquanto os adversários estão concentrando sua atenção em você, seus aliados devem ter um farme e desenvolvimento na partida mais tranquilos.

Quando você atingir esse nível, é hora de fazer mortes acontecerem. É hora de alterar o ritmo do jogo em favor da sua equipe. É hora de destruir tudo o que os adversários queriam para o seu time. Você pode fazer tudo isso sendo “um mero suporte”.

10 - Itens para suporte

Como um herói de suporte, o papel que você desempenha dentro de sua equipe vem com um conjunto de itens específicos. Para determinar quais itens você deve fazer, considere duas premissas:

Renda limitada: existem certos heróis que precisam de ouro para comprar itens para serem fortes para a equipe no late game. Esses heróis são conhecidos como carriers. Eles irão tentar conseguir o máximo que conseguirem para maximizar sua renda e gastar seu dinheiro em itens que aumentam seus status, sobrevivência e dano. Como conseqüência, a equipe e você, como herói de suporte, ficam em segundo plano, resultando em pouco farme e pouco ouro para você. Isso não é um problema, como um herói de suporte você confia mais em seus feitiços e habilidades do que itens.

Slots de itens limitados: cada herói no Dota 2 pode transportar seis itens. Considere que dois desses serão ocupados pelos pergaminhos (TP) e botas, tornando os quatro restantes uma muito valiosos. Como os carriers acima mencionados irão fazer itens que concedem dano, resta aos suportes transportar itens que são bons para a equipe.

Por exemplo, um Buckler pode ser construído passo a passo através de três itens de baixo custo (Chainmail 550, Iron Branch 53, Receita 200 - Total: 803) e o aumento de status que ele dá ao seu portador são decentes, mas não o suficiente para garantir um dos quatro slots do seu carrier. No entanto, possui uma habilidade ativa, Armor Bonus, pode dar a toda a equipe um bônus de +2 de armadura, tornando-o um item excelente para a equipe como um todo. Por consequência, cabe aos heróis de suporte construir, manter e operar um item como este.

Sobrevivência

Os itens de regeneração (ou "itens de regen") devem ser comprados para quase qualquer herói. Ter eles permite que você permaneça em sua lane por mais tempo e continue a obter experiência e ouro que você perderia se você tivesse que caminhar de volta para a fonte. Comprar itens de regen como um herói de suporte é ainda mais importante, pois esses itens também podem ser compartilhados: eles podem ser dados de um herói para outro. Se um dos seus itens pode manter vivo o herói que você está dando suporte, enquanto ele economiza algum dinheiro e chega a seu item de objetivo um pouco mais rápido, muitas vezes vale o custo desse item. As poções de clareza garantem um lote saudável de mana, que é igualmente importante. Seu atordoamentos ou curas podem te proteger de um gank ou salvar a vida do seu amigo. Um bom item para pegar um pouco mais tarde no jogo é uma varinha mágica. É muito fácil de construí-la através de alguns itens baratos, e irá adicionar decentemente a sua capacidade de sobrevivência.

Nota: alguns heróis como Lich, Lion e Keeper of the Light realmente não precisam de poções de clareza, pois eles têm outros meios para recuperar mana.

Visão

Itens que dão visão ou revelam unidades invisíveis beneficiam a equipe como um todo. Por causa de slots limitados e renda limitada, cabe aos heróis de suporte comprar esses itens e colocá-los.

As sentinelas observadoras são básicas para qualquer jogo. Ficar atento às runas ou mantê-las a salvo dos adversários beneficia a todos.

A necessidade de sentinelas reveladoras e areia da revelação, depende realmente do seu oponente. Eles possuem algum herói que tenha a capacidade de ficar invisível? Algum deles possui uma Lâmina das sombras (Shadow Blade)? Quando for o caso, certifique-se de investir e utilizar estes itens.

Entregadores e pergaminhos de teletransporte

Andar é a perdição de qualquer herói Dota, amante da experiência e do ouro. Quando você está caminhando você não está recebendo nenhum dos dois, então, se for possível, gostaríamos de evitar qualquer caminhada quase sempre. Cada equipe, portanto, precisa de um entregador. Uma vez que beneficia a equipe como um todo, o herói de suporte geralmente faz o investimento. Quando a hora de atualizá-lo para um entregador voador, isso também fica por responsabilidade do suporte.

Outra coisa que não gostamos ao andar, é que você gasta muito tempo. À medida que o jogo avança para uma fase em que sua equipe e a equipe adversária estão tentando mais formas de destruir as torres e gankar os outros, você precisa pegar alguns pergaminhos de teletransporte para mobilidade instantânea. Quando precisar defender as torres, você pode utilizá-lo ajudar. Da mesma forma, quando sua equipe decidir fazer um movimento agressivo e precisa de suas habilidades de suporte, você pode instantaneamente “dar TP” e ajudá-los.

Itens que concedem aura

Como explicado na introdução, há uma boa quantidade de itens que têm efeito sobre a equipe como um todo. Eles têm algum tipo de aura, ou uma habilidade ativa que ajuda todos os heróis a sua volta. Além disso, suas receitas ou partes geralmente são muito acessíveis para o tipo de renda de um suporte. Os exemplos básicos de tais itens são Arcane Boots, que restauram 135 mana para os heróis próximos quando utilizadas, Mekansm tem uma aura que dá um bônus de regeneração +4 HP aos aliados próximos , bem como uma habilidade ativa que restaura instantaneamente 250 HP para os aliados próximos lhes concede um bônus de 2 de armadura.

Status básico

Para obter status, geralmente crie os itens mais baratos com as receitas mais acessíveis, de itens mais baratos, que requerem receitas. Para este fim, os Galhos de Ferro é o melhor item do jogo, com uma excelente relação custo-benefício. Eles também podem ser incorporados em uma Varinha Mágica ou um Mekansm mais tarde. Além disso, procure comprar Slippers, Mantles, Bracers, Wraith Bands e Null Talismans.

Late game

Como um herói de suporte, você não é muito dependente de itens, e sua renda não será realmente alta o suficiente para comprar qualquer um dos itens mais caros. Sua renda continuará direcionada as Wards e TP’s. No entanto, se você conseguir obter um patrimônio decente, aqui estão algumas sugestões. Note que muitas compras de itens nesta fase do jogo são muito dependentes do herói.

Mana regen: Como suporte, você geralmente é dependente de seus feitiços, assim comprar itens para ampliar sua mana regen ou aumentar seus pontos de mana são boas opções. Pense em comprar Sage's Masks, Void Stones, Energy Boosters ou itens que lhe dão um bônus de inteligência. A Bloodstone torna-se particularmente atraente para heróis como Leshrac e Witch Doctor, cujos feitiços gastam mana muito rápido.

Controles: Itens que têm um feitiço ativo que desabilita um herói inimigo geralmente são comprados pelos suportes, uma vez que eles podem comprá-los, em lutas de equipe, seu papel principal é controlar os adversários. Alguns desses itens, como o Eul's Scepter of Divinity e a Rod of Atos possuem itens de construção muito acessíveis, não exigindo itens super caros ao longo do caminho.

O cetro de Aghanim: O cetro tem um efeito sobre o ultimate dos heróis. Certifique-se de verificar se isso se aplica ao herói que você está jogando. Se assim for, geralmente é um item que vale a pena construir. No começo, você pode pegar um Point Booster, o que lhe dá mais mana e capacidade de sobrevivência, e um Ogre Club para lhe conceder ainda mais HP. Você precisa de uma renda decente para isso, porém não é tão difícil, procure não morrer e conseguir ouro através de assistências, assim você conseguirá o seu cetro sem muitos problemas.

Mobilidade: As botas de velocidade ​​são sempre importantes para um suporte, mas, dependendo do seu herói, você pode tentar farmar uma adaga de translocação. Ela não serve para todos, mas alguns heróis de iniciação, porém suportes como o Tidehunter e o Earthshaker se beneficiam muito de poder “blinkar” no inimigo. Em alternativa, considere um Cajado da Força. É acessível, e lhe dará um bônus de inteligência decente, além de alguns pontos de regeneração de vida, mas o benefício real é que você pode usar para ajudar seus aliados a se locomover ou fugir de forma mais eficaz.

Conclusão

Não resta dúvidas que a posição de suporte é extremamente importante e complexa, vai muito além do senso comum, onde as pessoas pensam que basta colocar wards pelo mapa e ajudar o carrier a farmar. Uma dica bônus, tenha paciência, uma vez que jogar de suporte implica em sacrificar os seus recursos em pró da sua equipe, você por inúmeras vezes pode acabar perdendo a paciência e se irritando, porém tenha em mente que esse é o seu papel e você é muito importante para a sua equipe, concentre-se nos seus objetivos de suporte e supere a barreira psicológica que os jogadores possuem de que jogar de suporte é ruim ou menos importante, por fim, lembre-se, vida de suporte não é fácil.
Gostou do nosso artigo? Então curta nossa página no Facebook e compartilhe esse artigo com seus amigos para atingirmos mais pessoas! Em breve tem muito mais, até a próxima!