Fala galera, após as dicas de offlane e suporte, restam as posições de Mid Laner e Carry, hoje irei abordar a tão aclamada role de Carry, cuja responsabilidade é enorme, onde o time aposta a maioria dos seus recursos para deixá-lo forte. Se você tem dificuldades de desempenhar essa função, ou já sabe jogar e quer melhorar ainda mais a sua gameplay, não pode perder essas dicas valiosas para se tornar um Carry de confiança, boa leitura!

1 - O que é um Carry e quais são suas responsabilidades?

Antes de tudo, precisamos entender o que realmente significa um carry para o time, para assim, absorver melhor as dicas baseado no que você representa para a sua equipe.

Sabemos que o Carry é a posição 1 do time, sendo assim, a prioridade de farm, logo seu nível de importância é bastante alto, uma vez que sua equipe aposta a maioria de seus recursos para você.

Carriers são essencialmente o oposto dos heróis de suporte, eles geralmente dependem principalmente do ataque com o botão direito do mouse (dano físico) para causar danos e precisam de uma grande quantidade de farm e itens para maximizar isso. Eles geralmente são um pouco fracos no início do jogo, mas ficam cada vez mais fortes à medida que o jogo avança.

Tendo isso em mente, vejamos quais são suas responsabilidades e deveres baseado em seu nível de importância.

Responsabilidades

Em primeiro lugar, você é a “arma de fogo” de sua equipe, a aposta a médio/longo prazo que garantirá um mid/late game poderoso, sendo assim, torna-se sua responsabilidade, garantir que seu time esteja munido com um herói de alto impacto nessas etapas do jogo.

Uma vez jogando como Carry, a prioridade de farm torna-se toda sua, por isso evite ao máximo de morrer, é sua responsabilidade garantir um networth alto, proporcionando assim os recursos necessários para que você fique cada vez mais forte.

2 - Entendendo a diferença entre Carry, Semi Carry e Hard Carry

Esse é um conceito bastante importante, uma vez que ambos têm a mesma função, porém se desenvolvem de maneiras diferentes. As principais diferenças estão em relação com a quantidade de farm que esses heróis precisam para causar impacto e como eles escalam os itens e níveis durante a partida.

Semi Carry

Esta é realmente uma categoria muito ampla de heróis. Como muitos heróis de semi-suporte também podem ser jogados dessa forma, desde que obtenham farm / finalizações suficientes. Geralmente o semi carry tem seu pico no início do jogo, mas gradualmente vão perdendo impacto, a menos que eles possam manter uma forte vantagem de ouro / experiência.

Geralmente, eles não têm a velocidade de ataque ou conjunto de habilidades passivas que lhes permitiria se tornar um verdadeiro carry.

Exemplos:

Hard Carriers

São poucos os heróis que são verdadeiros "hard" carrys. Esses heróis são capazes de dominar no final do jogo desde que eles obtenham os itens que precisam ao longo da partida. Eles tendem a ter excelentes habilidades passivas e algum tipo de mecanismo fuga. No entanto, eles precisam de muito ouro e terão que gastar a maior parte do tempo farmando em vez de lutarem. O resto de sua equipe deve essencialmente montar uma estratégia de espera até que eles possam ficar fortes o suficiente para participar.

Exemplos:

Carriers

Em algum lugar entre as outras duas categorias, diferentes carrys têm seu pico em diferentes etapas no jogo (farm / xp). Alguns carrys são bastante fortes ao longo do jogo, enquanto outros são mais fortes gankando, podem iniciar ou são especialmente bons contra outros carrys.

Exemplos:

3 - Conceitos fundamentais da fase de lane

A fase de lane é uma parte extremamente importante de todos os jogos do Dota, pois ela estabelece as bases para o resto do jogo. Embora seja incorreto pensar no jogo como decidido após a fase de lane, certamente é correto supor que uma vitória nessa etapa da partida melhore significativamente suas chances de vitória.

Escolha de itens no começo do jogo

Esse é um tópico bastante importante, pois a escolha dos itens pode afetar diretamente seu desempenho na lane. A princípio, o mais importante que você deve se preocupar é se manter na lane, ou seja, compre regen (tango e bálsamo de cura), como sua prioridade na fase de lane é obter farm e experiência, sair da lane significa um desastre, por isso tenha em mãos recursos suficientes para se manter nela, caso você perceba que está acabando seus recursos, peça para o entregador lhe trazer mais.

Outra dica muito importante, otimize o tempo para comprar seus itens, o que eu quero dizer aqui é, se você for fazer um escudo desgastado (Poor Man's Shield) por exemplo, compre os itens que não vendem na loja secreta que existe na lane, assim você evita de ter de utilizar o entregador logo nos primeiros minutos de jogo, obtendo seu item mais rápido sem utilizar um recurso muito importante do mid laner nessa etapa da partida.

Escudo robusto (Stout Shield)

Muito útil para jogar contra heróis que possuem ataque de longa distância, ele irá absorver uma boa quantidade de dano e ajudar a permanecer por mais tempo na lane.

Machado supressor (Quelling Blade)

Recomendado para todos os heróis de ataque corpo a corpo, principalmente se você está com dificuldades para finalizar as creeps, é um investimento muito baixo para um benefício muito grande, lembre-se que farm é a sua prioridade, principalmente nessa etapa da partida, por isso não hesite na compra do mesmo, apenas recomendo que deixei para comprá-lo na loja secreta, assim você pode utilizar seu ouro inicial para outros itens.

Botas de velocidade (Boots of Speed)

É um item fundamental para todos os heróis, porém é preciso saber a importância do mesmo para um carry nesses primeiros minutos de partida. Sua principal vantagem com uma velocidade de movimento na fase de lane é zonear o offlaner adversário, dessa forma você consegue se impor na lane pode dominá-lo com mais facilidade, além de uma possível evasão caso ele tente alguma coisa contra você, ou até uma rotação de algum suporte.

Varinha mágica (Magic Wand)

É um item bom para praticamente todos os heróis no começo do jogo, ele irá te fornecer status, que é excelente para o início do jogo, é ótimo também contra tri-lanes ofensivas, acumulando cargas a cada magia que um inimigo utiliza, podendo te fornecer vida e mana em situações oportunas.

Last hits

Last hit é um conceito simples que praticamente todos os jogadores de Dota sabem. Obter o último golpe, obter ouro. No entanto, há detalhes sobre isso que se aplicam muito para os carrys.

Agora vou explicar as animações de ataque e sua importância.

Vejamos o Anti-Mage. Aqui está um gif representando sua animação:

Basicamente, sua animação é composta por duas seções: o frontswing e o backswing. O frontswing é o momento após o comando de ataque ser emitido e antes do dano ser distribuído. O backswing é o período de inatividade do herói após o ataque. Esse é um atraso entre o ponto de dano de um ataque e quando outro comando em fila será executado. Visualmente, este é o momento que o personagem recupera sua posição, como tal:

Observe que o backswing pode ser CANCELADO. Isso é EXTREMAMENTE importante de se lembrar, especialmente em heróis com animações lentas como a Luna. Ao cancelar o backswing não aumenta sua velocidade de ataque, ele remove o período de inatividade após um ataque, permitindo que você se mova. Fazer isso tem vários termos, como 'stutterwalking' ou 'orbwalking' (o último sendo um nome incorreto, como o orbwalking refere-se ao ato de lançar manualmente uma habilidade de autocasting, como Searing Arrows “segunda skill do Sven”, de modo a não desencadear aggro do creeps). Isso permite uma melhor perseguição e muitas vezes pode garantir mortes muito próximas. Para cancelar o backswing, aguarde até que o ataque se inicie e emita um comando de movimento imediato na direção que deseja. Uma vez no alcance, ataque novamente. Para ver isso em ação, recomendo assistir a jogadores profissionais com heróis como a Luna, mencionada anteriormente, ou em heróis de corpo a corpo como Sven.

Controle de lane

O controle de lane é uma parte muito importante do farm na lane. Você verá com mais frequência 2v2 nas lanes em pubs, o que torna extremamente difícil farmar com uma melhor eficiência e muitas vezes você terá que jogar esse conceito para o vento. No entanto, em níveis mais elevados de jogo, quando tiver uma tri-lane contra somente um offlaner, lembre-se disso.

O velho ditado de “carry da o último hit, suporte nega os creeps" é tecnicamente errado. Se o carry estiver farmando livremente, o suporte não deve estar tocando nos creeps, se quer deve ficar na lane, eles são melhor aproveitados levando torres ou gankando.

Seu objetivo ao manter a lane controlada é manter a onda de creeps apenas fora do alcance de sua torre em 150-250 unidades. A imagem mostra um bom local para mantê-las supondo que você esteja jogando no Radiant, e o lado Dire segue o mesmo conceito.

Para fazer isso, você deve tentar fazer com que ambas as ondas de creeps morram ao mesmo tempo. Esta é uma combinação de auto-ataques, negação agressiva e às vezes deixar as creeps vivas para controlar melhor a lane.

A melhor maneira de praticar isso é ir em um lobby por conta própria e simplesmente treinar com ele.

Outra razão para manter o controle de lane é reduzir a ameaça de ganks. A imagem acima é fora do alcance da torre, porém muito próximo da mesma, garantindo que qualquer pessoa que queira matá-lo, terá que avançar debaixo da torre, na maioria das vezes uma tentativa arriscada. Quanto mais empurrada sua lane estiver, mais exposto você fica para um gank e mais difícil é para os aliados realizarem um gank em sua lane.

Treads Switch

Nem sempre você irá fazer Power Treads, existem heróis que desempenham melhor com outras botas, porém é bom você saber esse conceito para aplicar quando for necessário.

Antes de tudo, é preciso lembrar que o atributo que a Power Treads estiver selecionado for o mesmo que o atributo primário do seu herói, você irá ganhar 10 de dano.

Atributo força

Esse é o principal e melhor atributo da Treads, não que os outros sejam ruins, porém são mais situacionais. Na fase de lane, os carrys no geral são bastante frágeis, com poucos pontos de vida, deixando ela com o atributo força selecionado, você é capaz de “tankar” os heróis e creeps adversários um pouco melhor, tornando assim esse atributo muito valioso e o melhor a se deixar ativado.

Atributo agilidade

Você vai utilizar esse atributo basicamente quando seu herói for de agilidade, lhe fornecendo mais dano ou caso queira mais velocidade de ataque, para puxar um torre por exemplo, não é muita coisa mas pode te ajudar, com esse atributo você também ganha um pouco de armadura.

Atributo inteligência

Este é um atributo situacional muito útil, onde ele pode ser capaz de fazer toda a diferença. Ela pode ser utilizada durante a lane para aumentar sua regen de mana, quanto mais tempo deixá-la ativada, mais mana você irá regenerar. Mas a grande sacada da troca para o atributo de inteligência é o aumento de mana instântaneo fornecido, sabe aquele momento em que você calculou errado a quantidade de mana que seria necessário? Pois é, esse que seria um momento decisivo para matar o adversário ou até mesma ser capaz de fugir, com a troca para esse atributo, essa falta pode ser suprida, fazendo muita diferença nesses momentos, atingindo a mana necessária para utilizar a magia/item que você precisa. Procure fazer essa troca também quando for utilizar suas habilidades para farmar, fazendo um uso inteligente e maximizando sua mana e capacidade de farm.

Diferença de comportamento, safe lane vs tri-lane ofensiva

Esse é um dos tópicos mais importantes para sua fase de lane, saber como se comportar em sua lane dependendo do nível de dificuldade que ela se encontra, isso pode mudar todo o rumo que sua partida irá levar, por isso vamos abordar com calma esse assunto e descobrir como se comportar em cada situação.

Safe lane

Nessa situação, estamos supondo que a sua lane esteja fácil e recuada, conforme todo carry sonha, farm garantido sem ninguém para atrapalhar. Logo você pensa, é só farmar… errado!

É preciso ter atenção em quais são as suas necessidades e as necessidades de sua equipe, é preciso ter em mente como funciona o seu herói e qual a estratégia de sua equipe.

Se você estiver com um hard carry, onde seu objetivo é obter muito ouro e experiência para entrar no jogo, procure mante-la recuada e maximizando seu farm com as criaturas neutras da floresta. Caso você esteja com um herói com poder de push ou com capacidade entrar logo na partida, procure avançar sua lane e causar o máximo de dano possível na torre, para assim derrubá-la em poucos minutos, dessa forma você pode começar a lutar rapidamente com sua equipe, levando mais torres e dominando cada vez mais o espaço no mapa.

Tri-lane avançada

Essa é uma situação com bastante possibilidades, pois depende de quantos heróis você e seus suportes vão enfrentar. Se for uma luta contra outra tri-lane, farmar será uma missão um pouco mais difícil, atente-se às iniciações dos suportes, tanto do seu time quanto dos adversários, evite de morrer e procure controlar a runa, uma vez que você é capaz de chegar até ela com mais facilidade que os adversários. Ainda nessa situação de 3vs3, procure manter a lane avançada, sufocando o carry adversário em baixo da torre, dificultando o farm dele, com ajuda de seus suportes, explore a floresta inimiga, farmando as criaturas neutras, assim você remove um recurso importantíssimo dos suportes inimigos.

Caso você esteja na vantagem em número de heróis, a única coisa que precisa ser adicionada é zonear o carry inimigo, impedindo que ele chegue perto das creeps na lane, fazendo com que ele vire uma espécie de offlaner, pegando apenas experiência e quase nada de farm.

Identificando o momento de transição entre farmar na lane e no jungle

Antes de tudo, é preciso se perguntar, meu herói tem boas habilidades para farmar jungle?

Se a resposta for sim, após um certo level avançe sua lane para rotacionar para o jungle e farmar um ou dois campos, em seguida volte rapidamente para continuar farmando os creeps da lane. Essa é uma prática muito útil, capaz de ampliar bastante o seu farm na fase de lane.

4 - Entendendo a Mão de Midas para  um carry

Um item muito poderoso para os carrys, proporciona um aumento de ouro e experiência muito valiosos, porém não é sempre que você deve comprar, existem as situações apropriadas para este item, por isso vamos ver como ela funciona, quando devemos e quando não devemos comprar, além da melhor maneira de utilizá-la e dados detalhados de seus ganhos.

Como a Mão de Midas funciona?

A Midas é um item capaz de matar um alvo que não seja herói para receber 200 de ouro e 1.85 vezes a experiência que a criatura daria normalmente.

Quando devo comprar a Mão de Midas?

Basicamente quando seu herói não possuir mecânicas para garantir um flash farm decente ao longo prazo, em resumo heróis que possuem um farm lento.

Outra situação comum para se fazer a Mão de midas é a necessidade de level, caso o seu herói necessite de level para adquirir uma determinada habilidade ou talento, ela se torna um item chave para atingir o seu objetivo.

Quando não devo comprar a Mão de Midas?

Por mais que você esteja com um carry, nem sempre é válido fazer este item, já percebeu que heróis como Anti Mage e Luna não fazem o uso deste item? Isso acontece porque eles possuem mecânicas de farm que tornam a compra deste item desnecessária. O Anti Mage por exemplo, capaz de blinkar pelo mapa, não faz sentido atrasar sua Fúria de Batalha (Battle Fury) para comprar a midas, nessa situação o bônus de GPM que ela concede se torna insignificante perante ao valor que a Fúria de Batalha agrega para ele.

Existe situação que deve-se evitar a compra deste item, quando sua equipe estiver com uma composição de “pusher”, comprar a Midas em uma estratégia como essa é totalmente contraditório, procure cumprir o objetivo, nessa situação faça itens o para beneficiar a equipe e contribuir com a estratégia.

Em quais creeps eu devo usar a Mão de Midas?

As melhores criaturas para se usar a Mão de Midas são:

- Centaur Conqueror

- Satyr Tormenter

- Hellbear Smasher

- Wildwing Ripper

- Dark Troll Summoner

Essas são todas as maiores creeps em seus respectivos acampamentos, cada uma com uma concedendo 95 de experiência bônus. Eles dão uma experiência de 175,75 após o bônus de 185% da Mão de Midas.

A melhor creep desta seleção para usar a Midas é o Dark Troll Summoner, porque ele tem uma relação ouro para XP de apenas 49%, em comparação com as demais que têm uma média de 66%. Isso significa que você e sua equipe estão perdendo menos ouro (mas recebendo a mesma quantidade de XP) quando você utiliza a Midas no Dark Troll Summoner comparado aos outros 4 acima.

Um segundo próximo seria o Ranged Creep das lanes, que dá 90 experiência e 166,5 experiência após o uso da Mão de Midas.

Portanto, o Dark Troll Summoner é indiscutivelmente o melhor creep para usar a Midas.

Os Top 5 Neutrals dão a mesma quantidade de XP após a Midas, mas têm recompensas de ouro variadas. Usar a Midas no único com a menor recompensa é uma estratégia viável.

Guarde sua Midas para as creeps grandes ou as creeps ranged

Se você não consegue utilizar sua Midas em uma creep ranged ou em uma creep grande dentro de 10-15 segundos, só então é hora de considerar o uso de Midas em algo como um Alpha Wolf. Um Alpha Wolf dá 129,5 XP da Midas, que é cerca de 30 menos que um Centaur Conqueror ou Ranged Creep.

Quase nunca vale a pena usar a Midas nas creeps melee ou nas criaturas neutras pequenas, a menos que você não possua mais à sua volta para utilizar a Midas.

5 - A importância do Roshan para o carry

O Roshan é um item chave para os carrys no mid/late game, através dele você será capaz de entrar nas lutas com mais segurança, garantindo que você não seja o foco de seus adversários, garantindo uma maior liberdade na hora das lutas.

Utilize o benefício do Aegis para cumprir objetivos, pare o seu farm momentaneamente e procure levar alguma torre ou entrar na base inimiga, lembre-se de fazer a linha de frente, assim você força os seus adversários a gastarem suas principais habilidades em um herói que voltará a vida.

6 - Os segredos de um bom farme

Este é um item bastante abrangente, irei abordar os principais conceitos que você deve-se atentar para realizar um bom farm.

Atente-se aos seus last hits e fique de olho no tempo de jogo

Parece bastante idiota dizer para prestar atenção nos last hits, uma vez que eles são a fonte da maior parte do ouro que se obtém no jogo. Porém no meio do calor do jogo, principalmente para jogadores iniciantes, isso é algo que passa despercebido, eles acabam ignorando totalmente sua relação ouro/tempo, algo de extrema importância para se auto avaliar com relação ao seu farm. Uma base comum nos primeiros 10 minutos de jogo, é um farm de mais ou menos 60/70 creeps para um carry mediano, esse é dado muito importante, pois se você estiver muito abaixo dessa média, algo está errado, procure avaliar o que está acontecendo no game para tentar reverter essa situação. Caso você se encontre sozinho na lane, sua taxa de acerto deve ser de mais de 90%, do contrário, procure treinar em um lobby sozinho e acostume-se com a animação dos heróis.

Comparando farm com o adversário

Além de ser um assunto bastante abrangente, um bom farm é bastante relativo, vamos supor que em uma partida de 40 minutos, você conseguiu finalizar 200 creeps, um número bem ruim, se o seu adversário conseguiu finalizar 300, porém se o seu adversário conseguiu apenas 100 finalizações é um resultado muito bom! Entendeu porque é algo relativo?

Quantidade creeps finalizadas ainda não é a melhor das comparações, o correto a se comparar é o patrimônio líquido, principal estatística da partida, é preciso ter em mente que na maioria das partidas, vence quem consegue obter mais recursos.

Amplificando o farm com a floresta

Dica básica, porém é sempre importante ressaltar, utilize a floresta para amplificar o seu farm alternando entre lane e floresta, limpe os acampamentos o mais rápido possível e fique atento ao tempo de respawn dos creeps, assim você consegue farmar mais gastando menos tempo.

Peça para os seus suportes criarem acúmulos de creeps na floresta, principalmente das criaturas ancestrais, uma vez que elas proporcionam mais ouro e experiência.

Para aumentar a velocidade em que você limpa os acampamentos, você pode utilizar os seguintes itens:

- Helm of the Dominator

- Radiance

- Battle Fury

- Maelstrom

- Hand of Midas

Farmando sem deixar de ter impacto no game

Já faz muito tempo que farmar e lutar são ações que um bom carry precisa realizar de maneira eficiente e equilibrada. Não existe mais espaço para ficar farmando 40 minutos livremente para tirar os itens cores e aí sim começar a lutar. Atente-se a dinâmica que a partida está levando e traçe uma estratégia antecipada de como você vai entrar na partida, isso é fundamental nos primeiros minutos de jogo, pensar em quais itens irá fazer de maneira que você consiga se adaptar ao rumo que a partida está levando, dessa forma você consegue alternar entre farm e luta sem ser pego de surpresa, pelo simples fato de não ter se preocupado com isso no começo da partida.

Outra coisa muito importante nessa alternação entre farm e luta é, SEMPRE ANDE COM UM TP, a coisa mais comum que irá acontecer quando você estiver jogando de carry é estar longe de seu time, eles vão sempre estar em rotações procurando controlar o mapa enquanto você vai estar farmando, nada de errado até aqui, porém é preciso ficar atento com as movimentações no mapa e sempre estar preparado para ajudar o seu time com um TP, essa é a forma mais básica e eficiente de continuar farmando e estar disponível para lutar quando o seu time precisar.

7 - Split push

Quem já jogou contra um Anti Mage ou Furion sabe o quanto o split push faz você mudar suas tomadas de decisões e também consegue ser chato ao mesmo tempo.

O split push não é um conceito exclusivo dos carrys, porém como a maioria deles possuem mecânicas de farmar rapidamente as ondas de creeps, ele acaba se tornando uma prática comum entre os carrys.

Este é um estilo de jogo que consiste basicamente em pressionar as lanes de maneira dividida, forçando os adversários a se dividirem também para defender e na maioria das vezes sendo oportunista aproveitando do posicionamento dos adversários.

Como fazer o split push?

Vá até uma lane para farmar os creeps e avançar a lane até as torres inimigas, faça isso várias vezes em lanes diferentes, dessa forma você conseguirá uma boa quantidade de ouro ao mesmo tempo que chama atenção de seus adversários. Para executar um bom split push, você precisa ter os seguintes itens em mente:

- Ter noção de onde os seus adversários se encontram ou pelo menos dos heróis capazes de te matar ou impedir sua volta.

- Ser capaz de farmar as ondas de creeps com facilidade, para avançar a lane rapidamente, forçando os adversários a ir até essa lane para defender.

- Ter algum mecanismo de retorno, basicamente um TP.

Quando devo fazer o split push?

- Quando a team fight do seu time é pior que a do time adversário e você ainda precisa de mais itens para conseguir lutar.

- Quando o time inimigo estiver fazendo o Roshan porém sua equipe não é capaz de contestá-lo, avance o máximo alguma das lanes e tente trocar esse Roshan por uma torre se possível.

- Alguns heróis conseguem fazer o split naturalmente por suas características específicas, como Anti Mage, Ember Spirit, Tinker, Furion, Meepo entre outros. Procure aplicar o estilo de jogo a todo tempo, criando uma pressão natural nos adversários, forçando alguns heróis a voltar para defender, nesse momento volte com seu TP e junte-se com sua equipe para pushar outra torre se possível.

Quando não devo fazer o split push?

- Quando você estiver forte o suficiente para brigar e pode conseguir a vitória em uma team fight.

- Quando tiver jogando contra heróis com alto poder de iniciação, onde eles colocariam em risco sua volta com TP ou são capazes de finalizá-lo com facilidade.

- Quando o time inimigo estiver levando suas T3 ou barracas, elas são prioridade máxima, a menos que você e seu time não capaz de lutar e seja possível trocar a T3 inimiga ou as barracas, volte para defender.

8 - Armadura ou pontos de vida?

Se você joga de carry tem que assumir que eles são muito focados nas team fights, no late game, você é o responsável pelo foco da outra equipe, quer que você seja retirado da luta o mais rápido possível.

Armadura, resistência mágica / imunidade e pontos de vida ajudam você a permanecer vivo e a lidar com todo esse dano, mas você precisa considerar cuidadosamente o que você precisa em uma determinada situação.

A Armadura te dará proteção baseada em porcentagem (%) contra danos FÍSICOS, isto é, ataques básicos e algumas habilidades de heróis. Um bom exemplo, Assault Cuirass aumenta o seu EHP ou "Effective Hit Points", com 50% de armadura, você tem essencialmente o  DOBRO de sua quantidade de pontos de vida contra ataques físicos. Armadura não tem EFEITO contra DANO MÁGICO, então contra equipes de nukers não é uma prioridade O dano PURO também IGNORA a armadura, então alguns heróis como Enchantress e Outworld Devourer não valem a pena investir em muita armadura.

A resistência mágica oferece uma proteção baseada em porcentagem (%) contra os danos MÁGICOS, por isso, de novo, efetivamente aumenta seus pontos de vida. Há muito poucos itens no jogo que aumentam a resistência mágica (por exemplo, Pipe of Insight), e podem não ser apropriados para o seu herói. A Black King Bar te fornece IMUNIDADE para danos mágicos por um curto período de tempo, e a esfera de Linken’s bloqueará magias de target periodicamente. Tenha em mente que algumas habilidades anulam essa imunidade, e você ainda pode sofrer o atordoamento porém não o dano. Considere fortemente contra equipes com muitas magias e / ou atordoamentos.

Os pontos de vida são bons contra tudo, porque eles trabalham contra tudo de forma igual. No entanto, eles podem ser menos eficazes em termos de custo do que a armadura ou a resistência / imunidade mágica se a equipe inimiga tiver vantagens uma sobre a outra. Os itens de força também aumentam seus pontos de vida, mas apenas aumenta seu dano se você for um herói de força.

No final, lembre-se de que o seu trabalho principal como carry é o DANO CAUSADO, em vez de absorvê-lo, mas você precisa estar vivo para fazê-lo, então ache o equilíbrio certo dos itens!

9 - Como se posicionar nas team fights

Saber onde posicionar-se dentro de uma team fight vem quase inteiramente da experiência. Somente ao jogar com cada herói em várias ocasiões, você poderá entender como se posicionar efetivamente em conjunto com sua equipe. Há uma receita padrão, no entanto, para saber onde posicionar-se você deve tomar como base a função do seu herói. Eles podem ser divididos em três grupos distintos: frente, meio e linha de trás.

- A lógica por trás disso é simples. Se você está jogando um herói tanque e quer desviar a atenção do inimigo para você, além ser um incômodo no geral, então você está na linha de frente.

- Se você é um pouco mais fraco do que os tanques na linha da frente, e prefere entrar e sair das lutas com mais facilidade, então você está na linha do meio.

- E, finalmente, a linha de trás é reservada para heróis que são capazes de causar quantidades efetivas de dano de longe, contribuindo para as lutas, enquanto também ficam em segurança atrás de sua equipe.

Tendo isso como base, procure identificar as características do seu herói e dos heróis de sua equipe, para assim se posicionar de maneira efetiva e durar o maior tempo possível na team fight. Se você perceber que o carry inimigo está muito poderoso e você não consegue matá-lo rapidamente, procure focar os suportes, eles devem estar na linha de trás da equipe inimiga, tenha algum recurso para chegar até eles rapidamente, como uma blink dagger por exemplo, mas somente se fizer sentido para o seu herói, dessa forma você consegue remover 1 ou 2 heróis rapidamente que possivelmente podem ser heróis chaves na composição da equipe inimiga para as team fights.

No vídeo abaixo da PVGNA você pode acompanhar em prática um bom posicionamento nas team fights, veja que ele sabe o momento correto de avançar e recuar, utilizar os itens para se defender e tomar uma nova posição a cada movimento dos inimigos.

10 - Itens para carry

Diferente das outras posições os carrys possuem um leque de itens muito maior, porém tem alguns itens padrões que servem para a maioria deles, irei elencá-los abaixo explicando qual o benefício de cada um.

LÂMINA ABISSAL

Ótimo item para controlar os adversários, principalmente se estiver jogando contra adversários que tem um alto poder de movimentação, ela é capaz de atordoar com ataques físicos por 1.4 segundos e também com a ativação de sua habilidade, atordoando o inimigo por 2 segundos.

BASTÃO PRETO DA REALEZA (BKB)

O sonho de consumo de todo carry, ela é um dos itens cores para a maioria dos carrys, te fornecendo imunidade contra a maioria das magias, lhe permitindo andar livremente pelas team fights.

DÉDALU

Ideal para o late game, quando você já possui bastante dano, ela irá amplificar bastante o seu potencial de dano causado, ela é simplesmente fatal contra os suportes, pois uma vez que um crítico é ativado quando estiver batendo em um suporte, certamente você irá remover de 40 a 70% dos pontos de vida dele.

DESOLADORA

Excelente para proporcionar um alto ganho de dano com um custo razoável de ouro, ela fará muita diferença no dano que o seu herói passará a causar, além de sua habilidade passiva de redução de armadura, ótima contra heróis tanks e também para causar dano nas estruturas.

FÚRIA DE BATALHA

É o tipo de item que não serve para todos os heróis, ela lhe proporciona uma regeneração de vida e mana razoáveis, mas sua principal função é o dano causado em unidades próximas da unidade que você estiver batendo, isso é ótimo para amplificar seu poder de farme e também lidar contra heróis que possuem ilusões.

SATÂNICO

Um item incrível para o late game, ele te proporciona uma sobrevida gigantesca, além dos pontos de força que ela te fornece, você pode ativar sua habilidade de fúria profana, te concedendo um roubo de vida de 200% por 4.5 segundos, praticamente uma segunda vida.

COURAÇA DE COMBATE

Um item genérico, porém de extrema utilidade, além de velocidade de ataque e uma armadura incrível, fornece 5 de armadura a unidades e estruturas aliadas próximas e reduz em 5 a armadura de inimigos próximos, se tornando ótimo item para o time nas team fights e também um recurso poderoso para causar dano nas estruturas inimigas.

BASTÃO DO REI MACACO (MKB)

Este é um item situacional, procure comprá-lo quando os adversários possuírem habilidades ou itens que concedem evasão, pois graças a sua habilidade passiva do impacto verdadeiro, ela impede que você erre os seus ataques, além de fornecer 66 de dano e 35% de chance de causar 160 de dano adicional e um mini atordoamento a cada ataque.

CORAÇÃO DO TARRASQUE

Como dissemos anteriormente, seu objetivo é dano, mas você precisa estar vivo para fazê-lo, por isso este item é ideal para os carrys que possuem poucos pontos de vida e precisam de mais sobrevivência nas team fights, ela recupera 7% de sua vida máxima a cada segundo.

BORBOLETA

Um item muito poderoso, lhe fornece bastante velocidade de ataque e 30% de evasão, ela é um equilíbrio de item ofensivo com defensivo, pois ela faz você bater mais rápido e ao mesmo tempo faz com que os adversários errem seus ataques, forçando eles a comprar um MKB para ter certeza que vão te atingir.

Conclusão

Concluímos que a posição de carry é estrategicamente a mais importante do jogo, cheio de tomadas de decisões complicadas e decisivas, existem muito mais coisas para se falar sobre essa função, porém com essas dicas, tenho certeza que você será capaz de desempenhar um carry mais eficiente, otimizando suas mecânicas de farm sem perder presença no game, além de abrir sua mente em suas tomadas de decisão.

Gostou do conteúdo? Então curta nossa página no Facebook e compartilhe esse artigo para atingir mais pessoas! No próximo artigo trarei as últimas dicas desta série, as do Mid Laner, então fique ligado e até mais!